Brasileiros são favoritos na marcha atlética que começa neste domingo

Erica Rocha, primeira medalhista na modalidade, e <br>Caio Bonfim foram prata e bronze, respectivamente, em Toronto 2015

Erica marcha atlética
(Divulgação)

Escrito por

Depois da maratona, o Brasil foca suas atenções na marcha atlética. As provas masculina e feminina terão 20km e acontecem neste domingo, dia 4, no circuito de 1km montado em Miraflores, um dos 43 distritos que formam a província da capital peruana.

A largada das mulheres está prevista para as 10h de Brasília, enquanto os homens marcham a partir das 12:30h. O Brasil terá três representantes: Erica Rocha de Sena, no feminino, e Caio Bonfim e Moacir Zimmermann, no masculino. Erica e Caio estão entre os favoritos para lutar por um lugar no pódio. A atleta de 34 anos está desde quarta-feira, dia 31, na Vila Pan-Americana.

- Acho que consegui fazer uma excelente preparação. Estou muito confiante para obter um grande resultado. - disse Erica

Medalha de prata no Pan de Toronto 2015, o primeiro pódio da marcha brasileira na história da competição, Erica aponta a colombiana Sandra Lorena e a peruana Kimberly Garcia, finalistas no último Mundial, como principais adversárias.

- Pude treinar com o Caio Bonfim, em Cuenca (EQU), onde ele fez um camping de altitude. Ver atletas treinando forte motiva a gente. O Caio é muito raçudo

Já Caio, medalha de bronze em Toronto 2015 e no Mundial de Londres 2017, está desde segunda-feira, dia 29, fazendo os ajustes finais e a adaptação ao clima de Lima. O brasileiro é treinado pelos pais, João Sena e Gianetti Bonfim, em parceria com a CBAt e o COB.

- Estou bem preparado, depois do Camping de Treinamento que fiz na altitude de Cuenca, no Equador. Contei com uma excelente estrutura e tive ajuda da Erica. Não vai ser fácil. Muitos adversários de alto nível e o objetivo é fazer a melhor prova possível.

A prova masculina deverá ser muito forte, uma vez que além de Caio Bonfim, o também medalhista no Mundial de Londres, o colombiano Eider Arévalo, vai competir. O atleta da Colômbia ficou com o ouro na Ingalterra. Porém, Moacir Zimmermann acredita que pode conseguir um bom resultado para o país.

- Treinei muito e me dedico exclusivamente à marcha. Quero um grande resultado no Pan, de olho na Olimpíada de Tóquio 2020.

As provas de pista e campo ocorrerão no Estádio de la Videna, a partir de terça-feira, dia 6. O torneio termina no domingo, dia 11 de agosto, com as provas dos 50 km marcha atlética, no último dia de competição. O Brasil terá três representantes: Caio Bonfim, Viviane Santana Lyra e Elianay Santana Barbosa.

O Brasil é o atual quarto colocado no quadro geral de medalhas. O país conquistou 14 ouros, 13 pratas e 23 bronzes. Os Estados Unidos lideram, seguidos por México e Canadá. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter