Triathlon: UB515 abre candidaturas para oitava edição, em 2021

Competição, em três dias, segue os mesmos moldes do Ultraman Havaí, com 10km de natação, 145km de ciclismo e 84,4km, com largada e chegada em Ubatuba (SP)

Largada da UB515 Brasil Ultra Triathlon 2019, em Ubatuba. (DivulgaçãoSandra Guedes)
Largada da UB515 Brasil Ultra Triathlon 2019, em Ubatuba. (DivulgaçãoSandra Guedes)

Escrito por

A UB515 Brasil Ultra Triathlon - competição disputada, em três dias, nos mesmos moldes do Ultraman Havaí, com 10km de natação, 145km de ciclismo e 84,4km, totalizando 515km - está com seu período de candidaturas aberto. A oitava edição está programada para acontecer entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2021, com largada e chegada em Ubatuba, no litoral paulista. A edição 2020 foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

Para participar da UB515 Brasil Ultra Triathlon não basta se inscrever, é necessário que o atleta se candidate e, após a análise de currículo esportivo e entrevistas individuais com os diretores de prova, seja admitido pela organização. O objetivo deste processo é identificar os atletas com maior experiência em ultradistâncias e afinidade com o propósito do evento. 

Os organizadores veem o triathlon não como um fim em si, mas um meio para algo maior, um ressignificação do que seja a humildade e que deixe no atleta um legado na sua vida pessoal e não apenas na sua vida esportiva. Esta visão é retratada nas palavras havaianas Aloha (amor), Ohana (família) e Kokua (solidariedade) e no lema “live the journey, be humble” (viva a jornada e seja humilde).

Andrius Luna, um dos diretores do UB515, confirmou que para 2021 os trechos não serão alterados. “Em 2019, fizemos alterações significativas nos percursos dos segundos e terceiros dias para aumentar a segurança dos atletas, equipes e otimizar a logística. Sabemos que o Dia 3 ficou bastante desafiador, mas todos os feedbacks dos atletas foram positivos e decidimos que para 2021 não faremos alterações”, revelou ele. que já cria expectativas para 2022. “Daqui a dois anos provavelmente será outra história. Temos um carinho enorme pela Serra do Piloto”.

Situada entre Mangaratiba e Rio Claro, no Rio de Janeiro, a Serra do Piloto fez parte do percurso de bike do evento até a edição de 2018. Ela é considerada pelos atletas como o trecho mais duro do desafio, sendo responsável pela maioria dos cortes e abandonos do segundo dia de ciclismo.

A diretora Ana Lúcia Gil, moradora de Ubatuba, ex-triatleta profissional e finisher do Campeonato Mundial de Ironman, torce por uma maior participação feminina na edição Ano Oito. “Todos os anos nesta fase nós, organizadores, criamos uma grande expectativa sobre a participação feminina no evento. São memoráveis as participações de atletas como Paula Miotto, Rosecler Costa, Vanuza Maciel, Luiza Tobar, Carla Guerra, Livia Bustamante, Fernanda Morais e Marcia Mendes”, afirma Ana Lúcia.

"Ubatuba tem grande afinidade com o UB515 e seus valores. Estamos entusiasmados para trabalhar muito nos próximos dez meses, pois em 2020 sentimos muito a falta da Ohana UB em nossa comunidade”, afirma Maurício Abraão, também diretor do evento e morador da cidade.

O diretor Alexandre Luna informou que as datas do Ano Oito serão confirmadas de acordo com as liberações das autoridades estaduais e municipais nos próximos meses. “Nossos protocolos de segurança já foram construídos e estão prontos para serem postos em prática. Estamos aptos a realizar o UB no chamado ‘novo normal’, mantendo o mesmo espírito e entusiasmo para que todos os envolvidos possam mais uma vez viver uma experiência disruptiva e transformadora em suas vidas. Esta é a nossa missão”.

Para maiores informações sobre o evento e seu processo de candidatura, visite o site da prova (www.ub515.com.br).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter