Excel é aliado poderoso para melhorar a performance de corredores, diz especialista da Hashtag Treinamentos

Planilhas podem detalhar o desempenho do atleta, mostrando rendimento em treinos e provas

Excel pode ser um grande aliado dos corredores. (Divulgação)
Excel pode ser um grande aliado dos corredores. (Divulgação)

Escrito por

Esporte também é uma ciência exata, que depende de números. Praticantes de corrida que buscam melhorar seus índices – mesmo aqueles que treinam por lazer – podem utilizar o Excel para organizar seus resultados e criar sempre novas metas de evolução na performance.

Quem explica é um dos fundadores da Hashtag Treinamentos, João Paulo Martins. “Os atletas podem usar o Excel diariamente, como uma forma de registrar o desempenho daquele dia. Depois de algumas semanas ou meses, podem fazer gráficos com esse histórico e analisar a performance. O praticante da corrida pode perceber se houve queda ou melhora no rendimento”, explica.

E não é só isso. Por meio de ferramentas do próprio Excel que realizam cálculos, é possível fazer, inclusive, projeções de resultados futuros com base nos dados anteriores.

Atletas que dependem de índices para competições, por exemplo, podem ter no Excel um aliado para medir se estão no caminho certo ou não. “É possível também prever o rendimento para determinado tempo levando em consideração o histórico do atleta. São utilizadas ferramentas e recursos de previsão que projetam resultados se a performance do praticante seguir de maneira linear. São diversas aplicações que vão desde a parte de registro até a de análise de resultados com a criação de relatórios”, diz Martins.

Ainda é possível extrair a porcentagem do aproveitamento de um treino. Quem se dedica à atividade diariamente sente na pele as oscilações de rendimento – tanto que os treinamentos costumam intercalar dias ou semanas mais intensos com períodos de treino mais moderado, para evitar estresse e lesões.

Com os dados do Excel, treinadores e atletas podem se guiar por números e focar nos gargalos, como analisar os dias em que o desempenho ficou aquém do esperado e entender o motivo. “O Excel é muito mais do que fazer tabelas. Ele permite fazer uma gestão de vários aspectos da vida, inclusive dos treinos”, diz o especialista. (Iúri Totti / Corrida Informa)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter