Asics apresenta as atualizações dos modelos Metaspeed+. (Divulgação)

Asics apresenta as atualizações dos modelos Metaspeed+. (Divulgação)

Iúri Totti
27/04/2022
19:31
Corrida Informa

A Asics anunciou, no último sábado (23), as atualizações que foram feitas no Metaspeed. Baseado na primeira versão do modelo, lançado em 2021, a empresa apresentou o Metaspeed Sky+ e Metaspeed Edge+. A marca utilizou dados obtidos por seus atletas de elite em competições para refinar o design do produto e atender aos dois principais estilos de corrida _ stride e cadência _, permitindo que cada competidor entregue seu melhor desempenho para superar seu próprio recorde.

O corredor com estilo stride é aquele que dá uma passada mais longa quando começam a aumentar sua velocidade a irem mais rápido, subindo consideravelmente a distância da passada. Já o corredor com estilo cadência é aquele que tem passadas menores, pairando por um momento menor, indo pra cima e pra baixo mais rapidamente, tendo um número bem maior de passos em comparação aos de estilo stride.

Desde seu lançamento, os tênis da linha Metaspeed tem ajudado corredores de elite na conquista de medalhas em competições internacionais, incluindo medalhas de ouro no triathlon masculino e feminino nas Olimpíadas de Tóquio 2020, e alcançando mais de 200 recordes pessoais.

O design único do modelo Metaspeed Sky+ para corredores stride e do modelo Metaspeed Edge+ para os corredores de cadência continuam como foco central dos insights dos cientistas do Instituto de Ciências do Esporte da Asics (ISS na sigla em inglês). Para eles, a performance dos atletas é aprimorada quando correm com calçados que otimizam especificamente seu estilo de corrida. Desta forma, a Asics criou atualizações dos dois modelos para que todos tenham a oportunidade de um desempenho mais rápido dentro de suas características.

Ambos os modelos trazem um aumento na tecnologia Flyte Foam Blast Turbo presente na entressola e um posicionamento mais direcionado das placas de carbono do produto para garantir que os atletas elevem a distância da passada e ganhem um aumento de velocidade de uma maneira próxima ao natural do seu estilo de corrida.

Os cientistas do ISS foram capazes de medir os ganhos que os avanços nos dois novos modelos de Metaspeed trouxeram aos atletas de elite. A conclusão foi feita a partir do uso dos tênis para os dois principais estilos de corrida e como resultado observaram um aumento positivo na performance.

As características do Metaspeed Sky+

O Metaspeed Sky+ foi desenhado para auxiliar os corredores do tipo stride. Graças à tecnologia energética FF Blast Turbo, localizada na entressola, e a propulsora placa de carbono precisamente aplicada para um maior ganho de retorno no movimento, os atletas que usam este modelo conseguem reter mais energia enquanto mantém seu ritmo durante as fases finais da corrida.

O Metaspeed Sky+ agora têm 4% mais de sua espuma de amortecimento Flyte Foam Blast Turbo de alto desempenho. Enquanto a placa de carbono foi reposicionada com precisão na curva da mola do dedo do pé. Com essas mudanças, o corredor consegue comprimir mais volume de espuma e distribuir a força de forma mais uniforme pela largura do tênis, ou o que dá no mesmo, ajuda a ganhar mais no retorno e economizar mais energia na corrida enquanto mantém o ritmo.

As características do Metaspeed Edge+

O Metaspeed Edge+ foi pensado para ajudar corredores do tipo cadência. Atletas que escolhem esse modelo experimentam uma rápida sensação sob os pés devido à espuma energética da entressola e a propulsora placa de carbono apropriadamente aplicada para um movimento de ciclo da passada mais eficiente, permitindo que alonguem a passada e conservem energia, enquanto controlam o ritmo da corrida.

O percentual de espuma também aumentou 16% no Metaspeed Edge+ para maior reatividade, enquanto a placa de fibra de carbono é menor que a biqueira, pois se fosse maior que sua “irmã”, reduziria o número de etapas consideravelmente, ou seja, não seria eficiente. Então, o que se tem é uma propulsão mais para frente, como se o corredor estivesse em uma gangorra.

Além disso, ambos os modelos de tênis, segundo a Asics, após testes de desenvolvimento com atletas de elite, aumentam a economia de corrida em mais de 2%.

Os novos modelos da série Metasepeed+ foram desenvolvidos e testados com alguns dos maiores atletas de alta performance do mundo, dentre eles os brasileiros Ederson Vilela, corredor de longa distância e medalhista de ouro nos 10.000m dos Jogos Pan-Americanos de 2019, e a maratonista Valdilene dos Santos, únicos atletas do país a receberem em primeira mão o novo modelo.

Os dois modelos estarão à venda nas lojas físicas e online da Asics a partir de 14 de junho. (Iúri Totti)