Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Abel Braga lamenta eliminações, mas valoriza o trabalho do Vasco e faz promessa audaciosa

Diretor técnico do Cruz-Maltino é o primeiro dirigente a falar após as recentes quedas no Carioca e na Copa do Brasil

Abel Braga concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Joel Silva/LANCE!)
Escrito por

Após duas eliminações consecutivas, Abel Braga foi o primeiro dirigente a se manifestar no Vasco. Em entrevista coletiva concedida no CT Moacyr Barbosa, o diretor técnico lamentou as saídas no Campeonato Carioca e, principalmente, na Copa do Brasil. Para ele, o Cruz-Maltino foi horrível e pequeno. Abelão também abordou a maturidade dos jovens da base.

- Eu acho que o termo 'desmamar' não é bem por aí não. Eu prefiro dizer que eles tiraram a fralda descartável. 30 é um número perfeito. A conta está perfeita, nem para mais, nem para menos. 30% feito na base é o ideal, ainda mais como o Vasco que é uma empresa. Não seria difícil, mas o nível de treinamento é prejudicial, por ter apenas uma competição. Eu me questiono com os conteúdos, que o Barbieri poderia ter colocado o time mais defensivo, pela entrada do Galarza. Não fizemos um grande jogo no primeiro, e no segundo, com um jogador de marcação, o Rodrigo, fomos superiores. Se colocar quatro volantes, vão falar que a gente não ganhou por ser defensivo demais. No segundo jogo o Vasco foi gigante. Fomos horríveis, pequenos na Copa do Brasil. Mas no domingo, simplesmente não deixamos o adversário, um dos maiores elencos do país, ver a bola. O jogador se incorpora pela qualidade e pela capacidade. Ele sobe e precisa de um tempo para se adaptar e se ele está no time é porque tem condições de jogar - afirmou Abel.

+ Com brasileiro, lista aponta as nove maiores promessas do futebol mundial

Em seguida, Abel Braga explicou um pouco dos procedimento e como trabalha no dia a dia. O diretor técnico se sente um auxiliar invisível. Além disso, elogiou a postura mental dos jogadores, que não tiveram medo de encarar o principal rival, depois de uma eliminação precoce.

- O Paulo (Bracks) pode ser mais categórico nas afirmações dele e pelo que eu conheço de empresa. Jamais poderíamos dizer que está fechado. As coisas estão sendo feitas muito claras entre nós e isso me deixa satisfeito. A denominação é diretor técnico, mas no fundo me sinto um auxiliar invisível. Estou para ajudar, tirar dúvidas. Tudo que eu passo é porque eu passei no futebol. Chega no scout e depois passa pela gente. O Barbieri começou do zero. Na linha de defesa, não tem um jogador titular do ano passado. Na frente o Pec e o Alex não eram titulares. Nós começamos a competição com um time alternativo, depois jogamos com os jogadores que vieram dos Estados Unidos, vencemos e logo em seguida perdemos para o Volta Redonda. Mesmo assim, nos classificamos, pelo trabalho dos jogadores e da comissão técnica. Estamos loucos para começar o Brasileiro , dois jogos pegados (Atlético-MG fora e Palmeiras em casa), que vai ser para a gente, mas para eles também. É aquilo que sentimos no jogo passado.

- Não foi apenas enfrentar o Flamengo bem, mas a recuperação de um jogo de quinta-feira mal. Tivemos uma resposta mental muito grande e isso nos encheu de subsídios que teremos no Brasileiro. É um convicção. É um trabalho de alto nível, de muito informação, de plano tático e sem medo. O Vasco hoje não tem medo. Perdemos jogando melhor contra o Fluminense, vencemos o Botafogo jogando melhor e os dois jogos contra o Flamengo. Nós estamos muito contente com isso. É um crescimento apesar dos jogadores nunca terem jogado juntos - declarou o diretor. E completou explicando o que o Vasco fará neste período em inatividade.

- Primeiro nós vamos ter um tempo bom de treino. O Andrey não estará aqui e ele jogou todos os jogos. Será bom para jogadores como Marlon, Figueiredo e Orellano voltarem ao nível normal. Nesse aspecto vai ser bom. Vou falar sobre o aspecto tático, que requer muita intensidade, físico e mental. Esse tempo vai ajudar a aumentar a intensidade de cada jogador. Recebi um convite do Eudes, do Resende, para realizar jogos-treinos. Estamos tratando sobre isso e vai ser bom. Vamos aproveitar. É um tempo legal para quem fez cinco jogos em 14 dias.

+ Veja a tabela de jogos do Brasileirão

Abel Braga se sente como um auxiliar invisível (Foto: Daniel Ramalho/VASCO)

Abel Braga também fez uma promessa aos torcedores, que estão preocupados com a disputa do Brasileirão. Com as eliminações, o Vasco só terá a Série A pela frente.

- Torcedor pode esperar muito, mais ou menos o que teve no domingo. O Vasco vai fazer um grande Brasileiro, não tenho dúvidas disso. É aquilo que o grupo nos passa. Vamos ganhar não por termos fulano ou beltrano, mas sim por estar formando uma equipe. O exemplo, o Palmeiras, quando vence, não foi o Rony que acabou com o jogo e tal. No Vasco, quando foi bem, não tivemos um só destaque, mas sim uma equipe. Uma coisa é certa, todo mundo quer vir para o Vasco.