Webinar ao vivo Pedro Paulo e Reinaldo Carneiro Bastos

Pedro Paulo destaca importância da TV aberta no futebol durante webinar (Divulgação)

LANCE!
18/08/2020
21:03
Rio de Janeiro (RJ) 

A Academia LANCE! segue com a série de webinars sobre negócios do mundo esportivo. Nesta terça-feira, recebeu o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, para um debate sobre a Medida Provisória das transmissões dos jogos (984), o projeto de lei clube-empresa e a possível criação de uma liga profissional no futebol brasileiro. 

Prorrogada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a Medida Provisória 984, conhecida como MP da transmissão, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em junho, valerá por mais 60 dias. A MP dá aos clubes de futebol que jogam em casa o direito de transmitirem suas partidas. O deputado Pedro Paulo afirmou que vê com muito entusiasmo as mudanças no futebol brasileiro, mas fez um alerta sobre como a medida vem sendo conduzida. 

- Vou falar sobre a MP 984, que foi prorrogada hoje por mais 60 dias. Nós temos muitas leis que marcaram o futebol brasileiro. Lei Zico, Lei Pelé, tantas e tantas outras. Elas tiveram um período longo entre uma e outra. Eu poucas vezes vi, em pouco espaço de tempo, nós discutirmos temas tão estruturantes do futebol, indo no centro do problema, que é a falta de profissionalização, principalmente do lado dos clubes. E isso nos coloca distante do melhor exemplo no futebol, que são os times europeus e ligas da Europa. Eu vejo isso tudo com muito entusiasmo e acredito que isso é muito positivo. Porém, a MP veio em uma ordem errada, pela sua urgência - afirmou o deputado, dando sequencia ao seu raciocínio. 

- Quando se fala sobre as TV's dos clubes, como elas podem competir com grandes equipes de comunicação, em uma disputa entre a transmissão clubística e uma profissional. Isso é uma perda de qualidade para quem está assistindo, não são só os torcedores de determinado clube que assistem aos jogos. A gente perde no espetáculo quando segmentamos essa transmissão 'clubista' - disse Pedro Paulo. 

O deputado federal ainda exaltou a importância da transmissão em TV aberta no Brasil, sendo o modo mais 'democrático' para o futebol chegar em todo o país. 
 
- Outro ponto importante é a garantia em TV aberta, do jeito que está estamos sem essa garantia. Se o Flamengo hoje tem 42 milhões de torcedores, é graça à TV aberta, ela chega em todo o país. Graças à rádio nacional, graças ao Grupo Globo. Um amigo meu, deputado do Acre, é flamenguista doente. Ele é flamenguista no Acre porque assistia o Campeonato Carioca, que passava na Rede Globo - disse Pedro Paulo, que acrescentou:

- A gente precisa entender que o Brasil tem 25 milhões de brasileiros sem acesso a internet. Nós temos 46 milhões de brasileiros que não acessam a internet por desinteresse, ainda que tenham disponível. Além disso, existem pessoas que tem internet de muita baixa qualidade. O futebol é um espetáculo, precisamos ter o futebol democrático no país inteiro. Vimos dirigentes de clubes querendo colocar valor de 10 reais para ver a partida, sendo ela a única que transmitirá o jogo do clube. Acho que a legislação deve garantir alguns direitos a todos - completou deputado federal. 

Sobre o webinar

A Academia LANCE! ministrará uma série de webinars com convidados importantes para debater assuntos atuais envolvendo esporte, marketing, finanças e negócios. Confira a agenda dos próximos seminários:

25/08 - Pitter Rodriguez, executivo de parcerias esportivas do Facebook
01/09 - Guilherme Ribenboim, vice-presidente global de operações do Twitter
08/09 - Fernando Manuel Pinto - Diretor de direitos esportivos da Globo