Bayern de Munique - Tríplice Coroa 2012/13

Bayern viveu o maior momento de sua história na temporada 2012/13 (Foto: Christof Stache / AFP)

João Marcos Santana*
05/08/2020
09:00
Rio de Janeiro (RJ)

Está chegando a hora da bola voltar a rolar na Liga dos Campeões da Europa. Após a paralisação da competição em março, por conta da disseminação da pandemia do novo coronavírus, o maior torneio de clubes do mundo volta na próxima sexta-feira, com duas partidas de volta das oitavas de final: Juventus x Lyon e Manchester City x Real Madrid. No sábado, o Barcelona recebe o Napoli, enquanto o Chelsea visita o Bayern, que é apontado como um dos favoritos.

E pensando neste favoritismo do clube da Baviera, o LANCE! conversou com o jornalista alemão Kai Schiller, do jornal "Hamburger Abendblatt". Se no Brasil o clube de Munique é dado como o provável campeão, no país germânico a história é diferente. Para Kai, o Bayern é um dos favoritos, e não o único.

- Na Alemanha a gente pensa que o Bayern é um dos favoritos, e não o maior favorito. Estão numa boa forma, já ganharam a liga (Campeonato Alemão) e a taça (Copa da Alemanha), e têm um grande objetivo de conquistar a Tríplice Coroa. Mas o clube está há algumas semanas sem jogar por causa do fim da Bundesliga e isso pode ser um problema, já que clubes da Inglaterra, por exemplo, não terão essa pausa e podem ter uma vantagem.

Wolfsburg x Bayern de Munique - Campeão - Taça
Bayern conquistou o Campeonato Alemão pela oitava vez seguida (Foto: KAI PFAFFENBACH / AFP)

O Bayern começou a temporada com o técnico croata Niko Kovac, que levou o time ao título nacional na temporada anterior, mas no mês de novembro, depois de uma sequência ruim, foi demitido. Em seu lugar, o auxiliar Hansi Flick assumiu interinamente, e, com bons resultados, foi efetivado no cargo. Schiller analisou o trabalho dos dois técnicos no clube.

- Há uma grande diferença, pois o Niko Kovac, que eu gosto, não foi o treinador que se esperava. Parece que ele é um treinador para equipes menores, e não do tamanho do Bayern. Sobre Hansi Flick, foi uma grande surpresa. Ninguém estava esperando tanto sucesso no fim logo em sua primeira temporada como técnico do Bayern.

Niko Kovac e Hansi Flick - Bayern de Munique
Niko Kovac e Hansi Flick, (de azul, ao centro) em treino do Bayern (Foto: Divulgação / Bayern / Site oficial)

O Bayern agora vai em busca de repetir a temporada de 2012/13, quando conquistou sua única Tríplice Coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) na história. Nas palavras do jornalista alemão, o time tem tudo para fazer história e levantar a Orelhuda. No entanto, ainda não se pode comparar as duas equipes, pois a atual ainda não venceu a Champions.

- O time de 2012/13 ganhou a Champions. O time atual ainda não. A Tríplice Coroa é uma coisa histórica. Agora a equipe atual tem que ganhar para fazer história de novo. Eu acho ambos os times muito fortes. E os treinadores são muito parecidos. Jupp Heynckes e Hansi Fllick têm características muito semelhantes.

Bayer Leverkusen x Bayer de Munique - Final Copa da Alemanha - Troféu
Bayern conquistou a Copa da Alemanha pela vigésima vez na história (Foto: Alexander HASSENSTEIN / POOL / AFP)

Por conta da pandemia, a Liga dos Campeões precisou de uma alteração em seu regulamento. A partir das quartas de final, as eliminatórias serão em jogo único e em campo neutro. A decisão se deu por conta do calendário apertado. Com a classificação encaminhada (o Bayern venceu o Chelsea por 3 a 0 na ida das oitavas), o time bávaro terá o caminho encurtado para ser campeão. Porém, a última partida oficial do Bayern foi há mais de um mês, na final da Copa da Alemanha, e a falta de ritmo pode pesar.

- De um lado, para uma boa equipe é mais fácil de ganhar o título porque são menos jogos e o torneio é como uma Copa do Mundo, uma Eurocopa. Do outro lado, como eu já disse, é uma desvantagem. O Bayern já não joga há algumas semanas, diferentemente de equipes da Inglaterra, Itália e Espanha.

Bayern x Freiburg - Lewandowski
Lewandowski é a principal estrela do Bayern e artilheiro da Champions, com 11 gols (Foto: SVEN HOPPE / AFP)

Apesar de estar focado na Liga dos Campeões, o Bayern também já está pensando na próxima temporada. O clube contratou o atacante Leroy Sané, ex-Manchester City, e terá um reforço de peso no setor ofensivo. Apesar de não poder atuar na Liga dos Campeões, o atleta já treina com os novos companheiros.

- A imprensa da Alemanha acha que o time teve uma temporada muito boa, com uma surpresa no final, já que não começou bem o ano. E parece que na próxima temporada o clube será ainda melhor, já que além de belo trabalho, a equipe já se reforçou com o Sané.

Sané - Treino - Bayern de Munique
Sané treinando no Bayern de Munique (Foto: Divulgação / Bayern de Munique / Site oficial)

*Estagiário, sob supervisão de Carlos Alberto Vieira.