TIM 4G: Maurício e o gol que acabou com um jejum de 20 anos
Herói do título estadual de 1989, atacante é um dos ídolos da história do Botafogo

Quando foi campeão carioca em 1968, nem o mais pessimista dos botafoguenses imaginaria que o clube ficaria 20 anos sem comemorar um título oficial. O longo jejum foi quebrado com a conquista do Estadual de maneira invicta (15 vitórias e nove empates), no dia 21 de junho de 1989, com a vitória sobre o Flamengo na decisão por 1 a 0, com gol de Maurício, diante de 69 mil torcedores, no Maracanã. O tento que fez a estrela solitária voltar a brilhar é também responsável por tornar Maurício de Oliveira Anastácio um dos ídolos do Alvinegro e é um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas, como craque TIM 4G do passado.
Ao todo, Maurício marcou nove gols com a camisa do Botafogo. Mas só é lembrado por um. Ponta-direita raçudo e brigador, ele teve também bons momentos no Internacional - onde foi campeão gaúcho e da Copa do Brasil em 1992 - e na Portuguesa.
O carioca Maurício começou a carreira no Bonsucesso, onde atuou entre 1975 e 1981. Rodou por clubes como Rio do Sul, de Santa Catarina (1981/82), Internacional (1983/1984), América-RJ (1984/1986) até chegar ao Botafogo, em 1986/1987. Teve uma passagem apagada, retornou ao Inter e voltou ao Glorioso em 1989, no time comandado por Valdir Espinosa, para entrar para a história. O gol histórico foi marcado aos 12 minutos do segundo tempo, contra o Flamengo de Telê Santana, que tinha Jorginho, Aldair, Zinho, Bebeto e Leonardo - que conquistariam o tetracampeonato mundial na Copa de 1994, nos Estados Unidos.
Depois de deixar o Botafogo com o nome cunhado na história do clube, Maurício passou por clubes como Celta, da Espanha (1990), Grêmio (1991), voltou ao Inter (1992), depois transferiu-se para a Portuguesa (1992/1994), Hyundai, da Coreia do Sul (1994 a 1996), Londrina (1997), XV de Piracicaba (1998) e encerrou a carreira na Portuguesa, em 2001.
Foi convocado para a Seleção Brasileira em duas oportunidades: no Pré-Olímpico de 1987, e num amistoso contra a seleção do Paraguai, em 1991. Ingressou na carreira de treinador - comandou o Atlético de Roraima em 2005 e o Emirates Club, em 2008. Atualmente tem uma escolinha de futebol no Rio.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos "G" (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

TIM4G
TIM 4G: Telê Santana, o Fio da Esperança tricolor
Há 8 anos
TIM4G
TIM 4G: Carlinhos, o Violino, ídolo como jogador e técnico do Fla
Há 8 anos
TIM4G
TIM 4G: Sérgio Manoel, um dos grandes nomes do Brasileiro de 95
Há 8 anos
TIM4G
TIM 4G: Lucas Paquetá é o jogador TIM 4G da rodada
Há 8 anos
TIM4G
TIM 4G: Jorginho, craque e ídolo de Flamengo e Vasco
Há 8 anos
TIM4G
TIM 4G: Elymar Santos esbanja confiança: 'Vai ser 3 a 0 Flamengo'
Há 8 anosMais LANCE!

Réver, do Flamengo, é o jogador TIM 4G da rodada

Vinicius Júnior, do Flamengo, é o jogador TIM 4G da rodada

César, do Flamengo, é o jogador TIM 4G da rodada

Missão erro zero: Flamengo visita o Barranquilla por vaga na final

TIM 4G: Donizete, o Pantera, ídolo de Botafogo e Vasco

Martin Silva, do Vasco, é o jogador TIM 4G da rodada

TIM 4G: Rafael Portugal, humor com um toque tricolor

Pra ficar na boa! Com boa chance de garantir vaga na Liberta, Fla recebe o Santos

Felipe Vizeu, do Flamengo, é o jogador TIM 4G da rodada

Quatro passos pela América: para salvar o ano, Flamengo recebe o Junior Barranquilla

TIM 4G: Bellini, um zagueiro que 'virou' até estátuta

Mancuello, do Flamengo, é o jogador TIM 4G da rodada

TIM 4G: Paulinho Criciúma, ídolo que ajudou o Botafogo a 'sair da fila'



