Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

WTA retira pontos do tênis feminino para Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Entidade seguiu a masculina que já havia tirado a pontuação para o ranking da ATP

Maria Sharapova no Australian Open
Escrito por

Semanas após a ATP anunciar que não daria pontos no ranking para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto, a WTA, entidade que controla o tênis feminino, seguiu a masculina e também cortou a pontuação.
Foi divulgada nesta quinta-feira o formato de classificação do tênis feminino que será igual ao masculino com 64 tenistas em simples e 32 duplas com no máximo seis tenistas nas três competições que valem medalhas (dupla mista também) e a entidade não incluiu pontuação para esta edição.

De acordo com a entidade a atleta apta a jogar precisa ser parte do time da Fed Cup e ter estado no mínimo três vezes no último ciclo Olímpico, um destes duelos precisa ter ocorrido em 2015 e 2016.

Se a atleta tiver participado de 20 semanas de Fed Cup a exigência cai para dois encontros no último ciclo olímpico, um deles entre 2015 e 2016. Casos de Daniela Hantuchova, Francesca Schiavone e Samantha Stosur.

Se uma nação jogar o Zonal em formato de grupos por pelo menos três dos últimos quatro anos no ciclo olímpico vigente a tenista precisa ter estado em dois deles, é o caso de Caroline Wozniacki que precisa jogar no Egito em abril para estar apta aos Jogos.

As jogadoras também precisam estar adequadas com a ITF e a federação local. Maria Sharapova é ameaçada pela Federação russa. A tenista alega estar machucada e pode ser cortada do duelo contra a Holanda e o presidente da federação russa, Shamil Tarpischev tiraria a musa dos Jogos do Rio de 2016.