Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Venus encerra boicote por racismo e voltará a Indian Wells

Última vez em que a irmã de Serena havia jogado no torneio foi em 2001

Venus Willians (Foto: Carlos Barria)
Escrito por

Venus Williams jogará, depois de quinze anos, o torneio de Indian Wells. Ela, juntamente à irmã, Serena, a melhor do mundo, boicotavam o campeonato desde 2001, quando houve uma controvérsia em que elas alegaram racismo por parte do público.

No torneio de quinze anos atrás, as duas irmãs fariam uma das semifinais. Venus, a mais velha, desistiu, alegando uma tendinite. Ela foi acusada de retirar-se deliberadamente, por orientação do pai das Williams, Richard, acusação nunca provada. A história ganhou mais lenha na fogueira quando a russa Elena Dementieva, à época número 3 do mundo, deu a seguinte declaração, quando o jogo ainda estava programado para acontecer. “Não sei o que Richard [Williams] pensa sobre isso. Acho que ele decidirá quem vencerá amanhã”.

Na final, Serena enfrentou a belga Kim Clijsters, no que foi um bombardeio de vaias e comentários contra ela. A família Williams alegou que ofensas racistas foram ouvidas, enquanto Serena era vaiada, após um erro não forçado.

Apesar de ter a torcida contra em seu próprio país, Serena ganhou o título. O incidente resultou num dos maiores boicotes do tênis, em sua Era Moderna. No ano passado, Serena encerrou seu período fora de Indian Wells e disputou o torneio, indo até a semifinal, quando desistiu após uma contusão no joelho direito. Ela escreveu, antes de voltar a jogar lá, um artigo, no qual dizia.

“Quando fui vaiada em Indian Wells – pelo que parecia ser o mundo inteiro – minha voz de dúvida tornou-se verdade. Não entendia o que estava acontecendo; pior, eu não sentia vontade de vencer. Aconteceu muito rápido”.

“Isso me perseguiu por muito tempo, assim como Venus e nossa família. Mas, acima de tudo, enfureceu e entristeceu meu pai. Ele dedicou toda sua vida a preparar-nos para essa incrível jornada, mas teve que assistir a sua filha ser ridicularizada, trazendo de volta memórias horríveis de sua infância no Sul do país [Nota da Redação: o Sul dos Estados Unidos é famoso por ser muito racista. Na Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, os Estados do Sul declararam-se independentes do Norte por, entre outras coisas, discordarem da abolição da escravatura. Marthin Luther King, ícone da luta racial, veio do Sul] .

O CEO do torneio de Indian Wells, Raymon Moore, anunciou a volta do Williams mais velha. “Estamos muito felizes em anunciar que Venus Williams, uma das maiores jogadoras de todos os tempos, está retornando ao nosso torneio. Nossos fãs acolheram , com muito carinho, Serena, no ano passado. Não esperamos nada menor do que isso para Venus”.

O torneio começa em 7 de março e os campeões de 2015 foram Simona Halep, da Romênia, e Novak Djokovic, da Sérvia.