Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Thiem vence Almagro em batalha na Argentina e vence o quarto título na carreira

Todos os canecos do austríaco vieram desde o último mês de maio

Escrito por

O austríaco Dominic Thiem, 19º da ATP, de apenas 22 anos, bateu, na tarde deste domingo, o espanhol Nicolas Almagro, e conquistou o quarto troféu de ATP 250 na carreira, em Buenos Aires, na Argentina. Todos foram vencidos desde maio de 2015.

O placar da partida foi 7/6(2), 3/6 e 7/6(4), em 2h28min de partida. Com o caneco, Thiem Deve ultrapassar o francês Gael Monfils e igualar o melhor resultado da carreira, a 18ª posição na lista da ATP.

Para Almagro, ficam os 150 pontos e a confiança de ter feito uma semana espetacular na capital argentina. Voltando de uma contusão que o atrapalhou muito durante 2015 e o fez cair à 72ª posição do ranking, ele bateu Jo-Wilfried Tsonga e David Ferrer, dois top 10, em sua caminhada até a final.

O JOGO
O primeiro set foi bastante duro, com os dois jogadores sendo agressivos em seus saques, o que transformava os games de serviço em quase impenetráveis. Almagro teve as únicas chances de quebra de toda a primeira etapa, quando Thiem sacava em 3/4 , mas o austríaco jogou muito bem e não deixou seu saque escapar. Sem mais chances, a única alternativa foi ir ao tiebreak. Nele, Dominic foi impecável: extremamente agressivo, largou com duas miniquebras logo no 1/0 e, sem ceder um minibreak sequer, vazou o saque de Almagro mais duas vezes quanto este sacava em 5/2. Em pouco menos de uma hora, o jovem 19º do mundo tinha 1/0 no jogo, com 7/6(2).

Na segunda parcial, Almagro cedeu um break point no sexto game, sacando em 2/3, mas forçou o erro do austríaco e, após algumas igualdades, reteve o serviço. Logo no game seguinte, Thiem enfrentou três break points. Salvou dois, com muita personalidade, mas, no terceiro, o espanhol contou com a sorte, quando a bola bateu na fita da rede, e conseguiu a primeira quebra de serviço do jogo. A quebra abateu o austríaco, e Almagro fez mais dois games em sequência, fazendo 6/3, em 40 minutos.

No início da terceira etapa, Thiem parecia derrotado pelo calor. Facilmente quebrado no segundo game, ele conseguiu, no entanto, recuperar a quebra, logo em seguida. O jogo seguia eletrizante, e os tenistas sofriam para manter seus saques Servindo em 1/2, outra enrascada para o número um da Áustria: um 15/40. Mais uma vez, ele conseguiu superar a adversidade e empatou em 2/2. Almagro também sofria e teve que salvar duas chances de quebra no game seguinte. Daí pra frente, os dois confirmaram seus saques com relativa facilidade, até o final do jogo ser decidido em mais um tiebreak.

Na decisão, em passada sensacional, o espanhol conseguiu o primeiro minibreak, quando Thiem sacava em 0/1, mas o desperdiçou no 3/1 e a igualdade voltou ao placar. O minibreak definitivo veio quando Almagro sacava em 4/4. Com muita sorte, Thiem conseguiu a miniquebra e depois, sacando bem, teve sorte mais uma vez, quando a última bola do jogo bateu na linha, forçando o erro de Almagro. Mais uma vitória em um tiebreak e os 250 pontos garantidos para o austríaco, que também ganha mais de US$93 mil com a premiação.

Agora, os dois tenistas vêm ao Rio de Janeiro para disputar o ATP 500 da cidade, cuja chave principal começa nesta segunda feira, 15/02.