Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tenista local e jogadora que nasceu em projeto social nas quartas em Itajaí (SC)

Copa Santa Catarina define semifinalistas nesta quinta-feira

Luiz Candido/Luz Press
Escrito por

Atleta que treina em Itajaí (SC) e tenista que começou a jogar através de um projeto social no interior de Goiás foram destaques nesta quarta-feira e se classificaram para as quartas de final da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos. O evento conta com 379 atletas de 13 países e termina no sábado. O torneio tem entrada gratuita.

A tenista de Minaçu (GO), a goiana Nalanda Teixeira, de 15 anos, superou a brasileira Isabela Mercante por 5/7 7/5 6/1 e vai brigar por vaga na semifinal diante da britânica Mila Burek que desbancou a catarinense Namie Isago por 6/4 6/0.

Nalanda é a segunda melhor jogadora da América do Sul na categoria 16 anos e disputou o Mundial da categoria em Budapeste, na Hungria. Ela começou a jogar aos nove anos graças do projeto social Quadra de Talentos coordenado pelo técnico da Federação Francesa de Tênis, Laurent Philippe que se radicou no Brasil. O projeto, que bancava a carreira da atleta até então, terminou no ano passado por conta da crise financeira e Nalanda foi acolhida por academia no Rio de Janeiro que paga suas despesas de treinamento, moradia e algumas viagens através de pequenos apoiadores.

A jogadora não tem um patrocínio e sua família é humilde. Seu pai está desempregado. Trabalhava como operador de máquinas em uma fábrica de amianto em Minaçu (GO) e quando restava um ano para completar 20 anos de serviço e ter direito à aposentadoria, acabou demitido por conta da falência da empresa. Sua mãe conseguiu emprego recente em uma escola. Os pais vivem em Goiânia graças a ajuda de um incentivador da carreira da atleta que doou uma casa ociosa para eles.

A principal favorita ao título do torneio, a finlandesa Alexandra Antilla, que vem de título em Salvador (BA), manteve o embalo e aplicou 6/1 6/2 em Paolo Campigiotto e vai encarar a quinta favorita, Lorena Cardoso que bateu a jovem de 13 anos, Amanda Oliveira, por 6/1 6/4. A segunda favorita, a colombiana Gabriela Giraldo, passou pela brasileira Livia Cavalcanti por um duplo 6/3 e medirá forças diante da lucky-loser Sofia Mendonça.

Entre os homens destaque para Gabriel Brizuela, que treina no Itamirim Clube de Campo, na academia ADK Tennis. Ele derrotou o terceiro favorito, Nicolas Zanellato por 7/6 (7/5) 6/1 e vai duelar contra o argentino Ezequiel Monferrer, que passou pelo paraense Joaquim de Almeida.

O paulista Rafael Marques, principal favorito, passou sem sustos por Bryan Kuntz e medirá forças diante do colombiano Gabriel Hurtado. Daniel Szuczpak superou o mineiro radicado em Joinville (SC), João Victor Loureiro, melhor da América do Sul nos 16 anos no ano, por 6/3 6/4 e enfrenta Eduardo Taiguara. O segundo favorito, o americano Dali Blanch, passou por Luiz Santos por 6/0 6/1 e enfrenta o cearense Jackson Xavier.

A rodada desta quinta-feira define os semifinalistas e começa não antes das 9h na categoria principal mundial e nas categorias Sul-Americanas até 14 e 16 anos. Nesta quinta-feira larga o torneio dos 12 anos masculino e feminino com pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figuou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entrs os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis.

O torneio terá atletas de 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

Confira os resultados de momento desta terça-feira (09/10):

Quadra 1

Isabel OLIVEIRA (BRA) [3] 3/6 7/5 6/0 Krystal BLANCH (USA)

. Mila BUREK (GBR) 6/4 6/0 Namie ISAGO (BRA) [8]

Eduardo TAIGUARA (BRA) [4] 6/2 6/2 Gustavo MADUREIRA (BRA)

Ezequiel MONFERRER (ARG) 6/3 7/5 Joaquim DE ALMEIDA (BRA)

Quadra 2

Lorena MEDEIROS CARDOSO (BRA) [5] 6/1 6/4 Amanda DE OLIVEIRA (BRA)

Sofia DA CRUZ MENDONCA (BRA) 7/6 (1) 2/6 6/3 MARIA FERNANDA MENEZES (BRA)

Gabriel HURTADO (COL) [7] 7/5 6/1 Kaue MACIEL COSTA (BRA)

Jackson PEREIRA XAVIER (BRA ) [5] 6/4 3/6 6/0 Lucas AMORIM DE LIMA (BRA)

Quadra 3

Alexandra ANTTILA (FIN) [1] 6/1 6/2 Paola SILVA CAMPIGOTTO (BRA)

Nalanda TEIXEIRA DA SILVA (BRA) [4] 5/7 7/5 6/1 Isabela MERCANTE (BRA)

Daniel SZCZUPAK (BRA) 6/3 6/4 Joao Victor Couto LOUREIRO (BRA) [6]

Guilherme BRIZUELA (BRA) 7/6 (5) 6/1 Nicolas ZANELLATO (BRA) [3]

Quadra 4

Erika Wichin CHENG (BRA) [7] 6/2 6/0 Alice MARQUES (BRA)

Gabriela GIRALDO (COL) [2] 6/3 6/3 Livia CAVALCANTI (BRA)

Rafael MARQUES DA SILVA (BRA) [1] 6/1 6/1 Bryan AGUIAR KUNTZ (BRA)

Dali BLANCH (USA) [2] 6/0 6/1 Luiz Eduardo SANTOS (BRA)

Todos os Campeões:

2017 - Natan Rodrigues (BRA) / Jaedan Brown (EUA)

2016 - Matheus Pucinelli (BRA) / Vitoria Okuyama (BRA)

2015 - Lucas Koelle (BRA) / Anastasia Imachkine (PER)

2014 - Igor Marcondes (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2013 - João Menezes (BRA) / Isabella Camargo (BRA)

2012 - Marcelo Zormann (BRA) / Jazzi Plews (GBR)

2011 - Pedro Dumont (BRA) / Eduarda Santos (BRA)

2010 - Bruno Sant´Anna (BRA) / Raffaela Miiller (BRA)

2009 - Thiago Monteiro (BRA) / Catalina Pella (ARG)