Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelé do Beach Tennis e jogador que bateu Federer vencem favoritos em Maceió

Campeãs Mundiais fazem duelo brasileiro na semifinal

Gustavo Werneck
Escrito por

Campeãs Mundiais, a dupla brasileira formada pela carioca Joana Cortez e a paranaense Rafaella Miiller começaram com tudo no Meridiano Hotel Open de Beach Tennis e vão brigar, neste domingo, por vaga na final e pelo título na praia de Pajuçara, em Maceió (AL). O evento é o maior da história no esporte no estado de Alagoas distribuindo US$ 10 mil e com pontos valiosos para o ranking mundial.

Miiller e Joana, única dupla de fora da Itália a vencer o Mundial disputado em Cervia, na Itália, derrotaram a parceria formada pelas brasileiras Débora Amaro e Rachel de Sousa por um duplo 6/1: "Foi uma boa partida, primeira vez que jogamos aqui, quadra pesada, clima úmido, a bola e o jogo ficam mais lentos", afirmou a paranaense Miiller, radicada em Balneário Camboriú (SC).

As vice-líderes do ranking duelam contra Flávia Muniz e Nathália Font, cabeças de chave 3 que derrotaram por 6/1 6/0 a dupla de Lorena Melo e Julia Florito. As duas duplas fizeram a final em Niterói (RJ) com triunfo da dupla Cortez/Miiller, virando duelo de 3/5 abaixo no primeiro set: "Será um jogo difícil, elas defendem muito bem, a bola volta bastante, dupla vem confiante com bons resultados, mas vamos em busca de vaga na final", seguiu Rafaella.

Já Muniz destacou a confiança do bom desempenho com sua parceira: "Estamos jogando bem há um ano, sempre com semi e final, em Niterói emplacamos nossa maior vitória contra uma dupla italiana top 4 do mundo (Eva D´Elia e Beronica Visani). Estamos bem confiantes, tivemos 4/2, 5/3 e 40/15 no primeiro set na final contra a Rafa e Joana, mas perdemos (7/5 6/1), já conversamos sobre o que deu errado para acertar para este novo encontro. A quadra pesada favorece nosso estilo de mais regularidade. Vamos em busca de vaga na final", disse Muniz, 18ª do mundo.

A outra semifinal será entre a tcheca Barbora Jilkova e a brasileira Patrícia Lampert e a segunda dupla favorita da carioca Samantha Barijan e a paranaense Marcela Vita. Jilkova e Lampert derrotaram a chilena Maria Orellana e a brasileira Mariana Junqueira por 6/4 7/5 enquanto que Barijan/Vita passou por Júlia Florio e Isabela Garrido por 6/1 6/3.

Maior campeão do esporte, com mais de 150 títulos, o italiano Alex Mingozzi e o brasileiro que derrotou Roger Federer no tênis em um dos maiores eventos juvenis do mundo, Márcio Petrone, largaram com tudo a parceria que joga junta pela primeira vez. Eles estrearam com vitória sobre os cabeças de chave 4 , os brasileiros Luiz Gimpel e Tiago Tavares por 7/5 6/0 e depois passaram pelo alagoano Eurico Cahu e o potiguar Renato Vilar por 6/1 6/0 - Cahu foi o primeiro alagoano a disputar um evento desta categoria no Beach Tennis e emplacou uma vitória na chave principal contra João Wiesinger e José Santos por 6/1 7/6.

Mingozzi, ex-número 1 do mundo e atual 26º colocado, destacou a afinidade com o parceiro cearense e que é o único brasileiro junto com Gustavo Kuerten a ter no currículo uma vitória sobre Federer: "Primeira vez que jogamos juntos, dei aulas para ele em Fortaleza. A chave é que somos amigos, conversamos muito, acertamos detalhes. Ele está sacando muito bem. A dupla para início de parceria está muito boa", apontou Mingozzi que junto com Márcio enfrenta a dupla vencedora do jogo entre a parceria cabeça de chave 1 formada por Marcus Ferreira, 12º do mundo, e Thales Santos, 10º, e a dupla de Fausto Moreira e Daniel Schmitt. Os dois empatavam em 6/4 3/6 2/2 e interromperam o duelo por falta de luz natural.

Thales e Marcus passaram por Luiz Olivieri/Alex Zaratini com um duplo 6/2 e nas quartas de final superaram os cabeças de chave 5, Fausto Moreira e Daniel Schmitt por x/x x/x.

A outra semifinal será jogada entre o paraibano Aírton Rodrigues e o gaúcho Vinicius Chaparro, que marcaram um duplo 6/4 nos santistas Pedro Esteves e Raffael Agulha, e a parceria formada por Ralf Abreu e Diogo Carneiro, cabeças de chave 2 que superaram Ricardo Barone e Lucas Sousa com parciais de 7/5 6/1: "Não entramos muito bem, saquei em 5/4 para o primeiro set, errei alguns saques, eles voltaram, mas conseguimos jogar melhor no segundo set", avaliou o jovem Carneiro, de 21 anos.

Abreu e Carneiro vão disputar pela primeira vez o Mundial pela Seleção Brasileira que ocorre em julho em Moscou, na Rússia. Eles foram campeões em João Pessoa (PB), Balneário Camboriú (SC) e vice-campeões em Niterói (RJ), etapas do circuito mundial. No fim do ano passado foram campeões do Pan-Americano.

"Estamos bem confiantes, vindo de excelentes resultados, tudo fruto do trabalho forte que estamos fazendo. Estamos muito felizes com a convocação, estamos tendo esses resultados em um timing muito bom justo perto da convocação e vamos com tudo representar o Brasil em busca desse título", seguiu Diogo.

O domingo terá as semifinais do feminino começando às 9h, em seguida as semis do masculino. As decisões estão previstas para não antes das 11h30 entre as mulheres e a seguir a do masculino.

Jovem talento alagoano perde na Dupla Masculina - Jovem talento alagoano, Pedro Consiglio, de 13 anos, pré-convocado para o Mundial Sub 14 na Rússia pelo capitão Narck Rodrigues, caiu na primeira fase na categoria B ao lado do pai Jorge Consiglio. Pedro sai do torneio com o título de Dupla Mista ao lado de Neuza Nogueira. Ele receberá a premiação neste domingo.

Ao todo são 155 atletas de 12 estados brasileiros e quatro países diferentes (Brasil, Chile, Itália e República Tcheca) sendo 27 duplas (18 no masculino e nove no feminino) no Profissional buscando preciosos 80 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. O torneio tem 8 jogadores no top 20 mundial do ranking.

Resultados:

Quartas de Final

(2) Ralff Abreu/Diogo Carneiro 2x0 Ricardo Barone/Lucas Sousa 7/5 6/1

(3) Vinicius Chaparro/Aírton Rodrigues 2x0 Raffael Agulha/Pedro Esteves 6/4 6/4

Alex Mingozzi/Márcio Petrone (ITA/BRA) 2x0 Eurico Neto/Renato Vilar (BRA) 6/1 6/0

(1) Thales Santos/Marcus Ferreira empatam com Daniel Schmitt/Fausto Moreira por 6/4 3/6 2/2 - Continuação neste domingo

Oitavas de Final

(1) Marcus Ferreira/Thales Santos 2x0 Luiz Olivieri/Alex Zaratini 6/2 6/2

(2) Ralf Abreu/Diogo Carneiro 2x0 Jonas Barreto/Lucas Barreto 6/1 6/2

(3) Vinicius Chaparro/Aírton Rodrigues 2x1 Gabriel Nobrega/Antonio Vollmer 6/0 1/6 6/1

Alex Mingozzi/Márcio Petrone (ITA/BRA) 2x0 (4) Luiz Gimpel/Tiago Tavares (BRA) 7/5 6/0

Raffael Agulha/Pedro Esteves 2x0 Gabriel Figueira/Antonio Tremura 6/0 7/5

Eurico Lima/Renato Vilar 2x0 João Wiesinger/José Silva Santos 6/1 7/6 (3)

Ricardo Barone/Lucas Sousa 2x0 Andre Racco/Hugo Russo 6/3 6/1

Fausto Moreira/Daniel Schmitt 2x0 Guilherme Prata/Tiago Carvalho 6/1 6/3

1ª Rodada - Masculino

Guilherme Prata/Tiago Carvalho 2x1 Adolfo Januário/Allan Oliveira 7/6 (3) 5/7 7/6 (5)

Gabriel Nobrega/Antonio Vollmer 2x0 Gabriel Coli/Ilias Sakkas 6/1 6/2

Resultados do Feminino

Quartas de Final

(1) Joana Cortez/Rafaella Miiller 2x0 Debora Amaro/Rachel de Sousa 6/1 6/1

(2) Samantha Barijan/Marcela Vita 2x0 Júlia Nogueira/Isabela Garrido 6/1 6/3

(3) Nathália Font/Flávia Muniz 2x0 Julia Florito/Lorena Melo 6/1 6/0

(4) Barbora Jilkova/Patrícia Lampert (CZE/BRA) 2x0 Mariana Junqueira/Maria Prellana (BRA/CHI) 6/4 7/5

1ª Rodada - Feminino

Julia Florito/Lorena Melo 2x0 Mirelle Geiger/Rachel Nunes 6/2 7/6 (7)

Programação de Domingo (21/05)

9h - Continuação jogo adiado quartas do masculino e Semifinais Duplas Feminino

A seguir as semis do Masculino

11h30 - Final Duplas Feminino

A seguir Final Dupla Masculino

Semifinais e finais das categorias A, B e C ocorrem a partir das 9h

Serviço:

Quando: 19 até 21 de Maio

Onde: Av. Dr. Antônio Gouvêia em frente ao 293 - praia de Pajuçara, Maceió - AL

Entrada Gratuita ao público