Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Kuznetsova bate Backzinszky e buscará seu 2º título em Miami

Campeã em 2006, russa sofreu por quase duas horas contra suíça, mas passou

Escrito por

A russa Svetlana Kuznetsova, 19ª da WTA, despachou a suíça Timea Baczinszky, 20ª, por 7/5 e 6/3, em pouco menos de duas horas, e está na final do WTA Premier de Miami pela segunda vez. Em 2006, saiu campeã após vencer a compatriota Maria Sharapova, por 6/4 e 6/3.

O primeiro set foi muito duro, com as duas tenistas trocando muitas bastantes bolas e brigando ponto a ponto para sair na frente. Kuznetsova resistiu bravamente aos cinco break points que enfrentou; Bacsinszky salvou a primeira chance, mas sucumbiu na segunda, somente no décimo segundo game, quando sacava em 5/6. Em 1h04, a russa fez 7/5.

No intervalo, seu técnico foi conversar com a campeã do US Open 2004 para tentar mantê-la motivada, já que a tenista estava muito cansada – Kuznetsova fizera, até então, neste Miami Open, quatro jogos. Todos foram em três sets, inclusive quando derrotou Serena Williams -.

Não adiantou, inicialmente. Irreconhecível, a 19ª do ranking perdeu o saque pela primeira vez na abertura da parcial. Timea, entretando, não estava confiante, e entregou a vantagem logo em seguida, sacando em 1/0. E pior: depois de ter 0/40 no saque de Svetlana, desperdiçar as três chances e perder o game, ela cedeu em seu serviço pela segunda vez no set, contabilizando três games de seu controle perdidos consecutivamente.

Para sorte da suíça, o jogo, muito errante, em nada parecia com a primeira etapa, e Kuznetsova, após correr perigo novamente em um 0/40, não conseguiu se safar: Bacsinszky sacaria em 2/3, sem quebras.

No entanto, a algoz da número um da WTA encaminhou a vaga na final ao promover a quinta quebra de saque em seis games na parcial (sim, o número é impressionante), e, na sequência, confirmar seu game pela segunda vez. 5/2.

Seguindo-se um surpreendentemente fácil serviço da 20ª colocada, Kuznetsova sacou no nono game, em 5/3, e, desta vez, sofreu, teve que buscar um 15/40 e salvar mais um break na vantagem, mas jogou com muita personalidade e não alongou mais ainda a partida: 6/3 e passaporte carimbado para a final na Flórida, após 1h56.

A russa espera, na final, a vencedora do duelo entre a bielorussa Victoria Azarenka e a alemã Angelique Kerber. No confronto direto, Svetlana tem dura vantagem de 4x3 contra Kerber, tendo o último embate ocorrido justamente em Miami, no ano passado, com vitória da campeã de Roland Garros 2009 em três. Se a adversária for Azarenka, por outro lado, Kuznetsova desempatará o confronto, que marca 4x4. A última partida foi em 2013, com vitória de Vika.