Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em jogo de dois dias, Djokovic vira sobre Bautista e está nas quartas em Paris

Jogo deveria ter sido realizado na segunda, mas, por causa da chuva, só teve um fim hoje

Novak Djokovic (Foto: Matthew Stockman/Getty Images/AFP)
Escrito por

Em jogo que deveria ocorrer na segunda, mas demorou dois dias para ser terminado, por causa da insistente chuva na capital francesa, o número 1 do mundo, Novak Djokovic, venceu o espanhol Roberto Bautista Agut, 16º, por 3/6, 6/4, 6/1 e 7/5, e está nas quartas de final de Roland Garros, único Grand Slam que lhe falta no currículo.

O embate, que teve duração de 3h12min, foi a quinta vitória de Novak sobre Roberto em cinco jogos e marcou a 10ª chegada do tenista de Belgrado às quartas no Major da cidade luz, assim como a 36ª vez em que o principal favorito do torneio é quadrifinalista de um Slam.

Agora, ele espera o vencedor do duríssimo confronto entre Tomas Berdych, da República Tcheca, e David Ferrer, outro espanhol.

A partida começou, na terça-feira, com uma hora de atraso graças a chuva, o primeiro set durou 35 minutos, foi disputado debaixo de uma chuva fina e foi uma disputa que usou muito troca de bolas na rede e muitas quebras. O sérvio trocou quatro quebras com o espanhol, que quebrou o serviço de Djokovic mais uma vez no nono game e fechou a parcial.

O jogo foi paralisado, então, por pouco mais de duas horas, para depois ser retomado. Antes de entrar em quadra, Djokovic e Bautista precisaram aguardar uma nova verificação na quadra, pois antes de entrarem voltou a chover. Com os dois em quadra, o sérvio levou na esportiva e usou o guarda-chuva de um torcedor para aquecer (confira vídeo abaixo).

No primeiro retorno da partida, mesmo com chuva, Djokovic esteve errático e passou a forçar o saque de Bautista, que teve o serviço quebrado no sexto game. Eles trocaram quatro quebras até o nono game, quando não deixou o sérvio sacar e fechar a parcial. Djokovic precisou conquistar nova quebra para fechar o segundo set.

Na etapa seguinte, o jogo seguiu os mesmos moldes e, em erro no backhand de Bautista, no quarto game, Djokovic conquistou a quebra, abriu 4/1 e viu a partida ser interrompida novamente.

Na segunda volta à quadra, o jogo continuou duro. Bautista fez um grande jogo, devolvendo todas as bolas com grande competência e levando a maioria dos games à igualdade. Entretanto, Nole mostrou por que é o melhor jogador do mundo e, nos momentos decisivos, prevaleceu.

O espanhol saiu na frente do sexto game, mas perdeu duas chances de confirmar o serviço e, após errar na direita, viu Nole capturar seu game na primeira oportunidade. Sacando em 5/1, Novak não perdoou e virou a partida.

O quarto set foi muito equilibrado. Agut lutou bravamente para manter seu serviço, salvou break points servindo em 2/2, conseguiu a quebra em bobeira do favorito, no 2/3, mas, no game seguinte, baixou a intensidade e cometeu quatro erros, entregando de bandeja a vantagem há pouco obtida.

Depois disso, os dois tenistas mantiveram seus saques até o décimo primeiro game. Nesse ponto, Djoko, que vem demonstrando impaciência em certos pontos neste Aberto da França, maximizou sua estratégia de usar curtinhas e aplicou três delas. Apesar de uma ter sido terrível, duas deram certo e ele chegou ao 30/40. No erro do oponente em longa troca de esquerdas, ele conseguiu a segunda quebra da etapa e sacaria para passar às quartas.

No game derradeiro, Bautista ainda teve 15/30, mas cometeu dois erros de devolução. Ele ainda empatou, mas Nole mostrou toda sua qualidade e, em dois ótimos pontos, concretizou a vitória, em mais de três horas de uma linda batalha.

Mesmo com o término de sua partida, Djokovic ainda poderá completar três jogos em dias seguidos, com as quartas de final na quinta e semifinal na sexta-feira. Seu adversário nesta quinta será o tcheco Tomas Berdych, oitavo, que bateu David Ferrer, 11º, por 6/3 7/5 6/3. O sérvio lidera por 23 a 2.