Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Federer leva virada de Tsonga e segue martírio em Monte Carlo

O suíço nunca venceu o Masters monegasco e perdeu grande oportunidade em seu retorno às quadras

(Foto: AFP / VALERY HACHE)
Escrito por

O francês Jo-Wilfried Tsonga, nono do ranking da ATP, conquistou uma grande vitória de virada diante do suíço Roger Federer, terceiro da ATP, e se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, onde aguarda por definição de rival.

Tsonga precisou de 2h05 para fechar o placar em 3/6 6/2 7/5 tendo convertido oito aces contra um do suíço, que cometeu 34 erros não-forçados contra 41 do francês, que disparou 33 bolas vencedoras contra 22 de Federer.

Tsonga aguarda por definição de rival que sai da partida entre seu compatriota Gaël Monfisl e o lucky-loser espanhol Marcel Granollers, que entrou na disputa graças a desistência por lesão, do espanhol David Ferrer.

Roger Federer segue seu martírio no Masters 1000 de Monte Carlo e não vai brigar por título inédito. O suíço armagou quatro vice-campeonatos do torneio monegasco, 2006, 2007 e 2008 sendo derrotado por Rafael Nadal e em 2014 por Stan Wawrinka.

O jogo

A partida começou com o francês com dificuldades para encaixar o primeiro serviço e sendo pressionado pelo suíço, que sacou firme e conquistou a quebra no terceiro game abrindo 2/1 no placar. Agressivo com forehand, Tsonga devolveu a quebra o game seguinte e a disputa ficou mais parelha. Federer voltou a quebrar o serviço do francês no sétimo game ao fazer incursão na quadra e ali se manter. Dali em diante, com postura de aproximação e agressividade, o suíço não perdeu mais games e com quebra fechou a primeira etapa.

No segundo set, Tsonga iniciou muito agressivo na devolução e viu Federer cometer alguns erros. O francês conquistou a quebra de saque no game de abertura e fez 2/0 no placar. O suíço tentou reagir, mas tentando tomar iniciativa cometeu erros bobos e voltou a ser quebrado no quinto game. Com 4/1 contra no placar, Federer arriscou ainda mais, devolveu uma das quebras, mas cometeu 12 erros não-forçados em todo o set, foi quebrado pela terceira vez na parcial e viu Tsonga forçar o terceiro set.

Na terceira parcial o jogo foi ainda mais disputado. Federer abriu sacando muito firme e pressionando Tsonga, que precisou de oito minutos e para confirmar saque no segundo game, apesar de não ter sido ameaçado com breakpoints pelo suíço. O jogo seguiu duro e a quebra veio para o francês no décimo primeiro game, após pressionar na devolução e contar com a afobação do suíço. A ansiedade de defição de Federer o levou a errar um voleio na rede após dominar o ponto e dar a Tsonga o ponto da partida.