Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Djokovic bate Nishikori e encara Federer na semifinal do Australian Open

Sérvio faz 29ª semifinal de Grand Slam da carreira e enfrenta Federer pela 45ª vez

Novak Djokovic ATP (Foto: AFP)
Escrito por

O líder do ranking masculino, Novak Djokovic, venceu a 19ª partida consecutiva em Grand Slam contra o japonês Kei Nishikori e foi à sua 29ª semifinal de Slam, a sexta em Melbourne, onde encara o suíço Roger Federer pela 45ª vez na carreira.

Djokovic precisou de 2h07 para superar Nishikori em 6/3 6/2 6/4 tendo convertido seis aces contra nove do japonês, que cometeu 54 erros não-forçados contra 27 do sérvio, que disparou 22 bolas vencedoras contra 31 de Nishikori.

Jogando sua sexta semifinal em Melbourne, Djokovic encara o clássico contra Roger Federer, que superou o tcheco Tomas Berdych por 7/6 (4) 6/2 6/4. O suíço e o sérvio se enfrentarão pela 45ª vez no circuito profissional. O confronto está empatado em 22 a 22. Federer venceu o último encontro entre eles, válido pelo ATP Finals de Londres em 2015.


Em Grand Slams foram 14 encontros entre eles. Djokovic leva a vantagem de oito vitórias contra seis de Federer. Na Austrália o retrospecto também é positivo ao sérvio, que venceu dois dos três encontros entre eles em Melbourne. As duas vitórias de Djokovic no Australian Open contra Federer foram pelas semifinais do torneio em 2008 e 2011.

Djokovic tem ainda a seu favor o dado de que todas as vezes que chegou à semifinal em Melbourne, foi campeão da competição.

O jogo

Nishikori até começou comum jogo sólido nos primeiros games, dando calor em Djokovic, mas no sexto game abriu 40/0 e errou seguidamente dando a quebra e o set confortável para o sérvio. Ao todo ele cometeu 14 erros não-forçados contra 9 de Nole. Os dois fizeram sete winners na parcial 6/3 para Nole em 32 minutos.

No set seguinte, Djokovic entrou melhor abriu com uma quebra de saque e fez 2/0 no placar. A vantagem do sérvio foi ampliada após sequência de erros do japonês, que foi quebrado pela segunda vez e viu o rival abrir 5/1. Sacando para o set, Djokovic viu Nishikori reagir, precisou salvar três breakpoints, mas fechou a parcial.

Antes do inicio da terceira etapa, Nishikori, que não havia dado sinais de que estava lesionado foi atendido pelo fisioterapeuta no vestiário do torneio. Voltando á disputa, o japonês suportou a pressão e confirmou o saque. Do segundo game ao sexto, a partida foi uma sucessão de erros dos sacadores culminando em quatro quebras de saque. Djokovic confirmou seu saque no sexto game, colocou mais forehands em quadra e quebrou o japonês na sequência. A quebra deu a vantagem ao sérvio que a administrou.