Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Catarinense e baiano decidem a 9ª Copa Santa Catarina em Itajaí (SC)

Torneio conta pontos para o ranking mundial

Luiz Candido / Luz Press
Escrito por

Santa Catarina x Bahia na grande final masculina da 9ª Copa Santa Catarina, torneio mundial com sete países e 270 atletas com pontuação Grau 4 para o ranking da Federação Internacional de Tênis. O torneio é disputado na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC).

Mateo Reyes, equatoriano de nascimento, mas radicado em Itajaí (SC) há quatro anos, que treina no local onde é jogado o torneio, superou o americano Toby Kodat, quinto favorito e de 14 anos, por 2 sets a 1 com parciais de 6/2 6/7 (7/2) 6/1. O duelo foi interrompido no 5/5 do segundo set por chuva e continuou na quadra coberta de saibro da ADK Tennis e o local emplacou sua vitória e jogará sua terceira final na carreira e tenta seu maior título. Aos 16 anos o canhoto faturou um título em Quito, no Equador, e foi vice em Lima, no Peru, ambos torneios com Graduação 5 para o ranking mundial.

"Comecei perdendo de 2/0 cometendo alguns erros. Daí consegui quebrar ele de volta e voltei pro jogo, me mantive muito solido e jogando pra frente e consegui fechar 6/2. No segundo set comecei bem tambem, tive chances de quebrar mas não consegui, daí ele acabou me quebrando e abrindo a vantagem de 5/2. Mantive meu padrão de jogo, comecei a errar menos e empatei 5/5. O jogo foi pra coberta pela chuva, no tie-break comecei muito mal, fiz muitos erros bobos. No tercero set esqueci tudo e voltei mais intenso ainda, e acabei jogando bem, jogando pra frente e ficando sólido", disse o tenista que celebrou a vaga na decisão.

"É bom estar em uma final no clube onde eu treino, o pessoal do clube sempre está aí pra me ver e torcer por mim, e acho isso muito legal porque é um sentimento bom".

Seu adversário será o jogador de 15 anos, o baiano Natan Rodrigues que passou pelo princial favorito, o paulista Diego Padilha, por 6/4 6/3. O tenista que fez semifinal semana passada na capital baiana repetiu triunfo sobre Padila e jogará sua primeira decisão na carreira neste que é apenas seu quarto torneio para o ranking mundial, segundo no Brasil.

"Sou amigo do Natan e acho que vai ser um jogo duro, espero que seja uma boa partida", finalizou Reyes.

Americana despacha favorita russa e decide contra paranaense

A americana Jaeden Brown não tomou conhecimento da russa Anfina Danilchenko, principal favorita e quevinha embalada no torneio, marcando 6/3 6/0 e vai enfrentar a qualifier brasileira, paranaense, Júlia Klimowicz que derrotou a compatriota Raffaela Manfrin por 6/0 6/3.

As finais de simples ocorrem neste sábado a partir das 11h, os dois jogos simultâneos do masculino e do feminino.

Catarinenses buscam títulos nos 12 anos

Na categoria 12 anos, com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, chance de título para Santa Catarina no masculino e feminino em simples com Júlia Mendes enfrentando a paulista Olívia Carneiro e Higor Chung encarando o brasiliense Rafael Gracie.

Mendes venceu rodada dupla nesta sexta-feira batendo Nathália Reimer por 6/3 7/5 e na sequência eliminando a segunda favorita, a carioca Antonia Ferrarini por 4/3 e desistência.

Chung passou primeiro por Messias Pereira com um duplo 6/3 e na semifinal eliminou Gustavo Stephanes por 6/2 4/6 6/2.

Nos 14 anos a final do masculino será entre Tiago Sowek contra Bruno Fernandez e entre as meninas entre Ana Candiotto contra Juliana Sperb. Nos 16 anos a decisão ficou entre Gustavo Madureira e Kaio Sachi. Entre as meninas Isadora Walber e Livia Cavalcanti vão brigar pelo caneco.

As categorias distribuem pontos no ranking da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis.

As finais dos 12, 14 e 16 anos acontecem a partir das 9h30 deste sábado.

Resultados desta Sexta-Feira até o momento (6/10) - Semi Final:

Masculino - Semis

Natan Rodrigues (BRA) 2x0 (1) Diego Padilha (BRA) 6/4 6/3

(2) Mateo Reyes (BRA) 2x1 (5) Toby Kodat (EUA) 6/2 6/7 (7/2) 6/1

Feminino - Semis

Jaedan Brown (EUA) 2x0 (1) Anfisa Danilchenko (RUS) 6/3 6/0

Julia Klimowicz (BRA) 2x0 Rafaela Manfrin (BRA) 6/0 6/3

Final Duplas

17h - Namie Isago/Isabella Oliveira (BRA) x Kathleen Percegona/Rafaela Manfrin (BRA) - Em andamento

17h - João Gianella/João Pedro Okano (BRA) x Rodrigo Carvalho/Jackson Xavier (BRA) - Em andamento

Programação Sábado (07/10) ITF - 18 anos:

Quadra 3

11h00 - (2) Mateo Reyes (BRA) x Natan Rodrigues (BRA)

Quadra 4

11h00 - Jaedan Brown (EUA) x Julia Klimowicz (BRA)



Programação Cosat - 14 e 16 anos:

Quadra 1

9h30 - Isadora Walber (BRA) x Livia Cavalcanti (BRA)

Quadra 2

9h30 - Gustavo Madureira (BRA) x Kaio Sacchi (BRA)

Quadra 5

9h30 - Tiago Sowek (BRA) x Bruno Fernandez (BRA)

Quadra 10

9h30 - Ana Candiotto (BRA) x Juliana Sperb (BRA)

As finais de 12 anos ocorrem também a partir das 9h30 com quadra a definir