Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil jogará novo formato da Copa Davis m 2018

ITF aprova jogos melhor de três sets e competição em dois dias para Zonais

Divulgação ITF
Escrito por

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou que iniciará a implementação no sistema de disputas da Copa Davis, principal torneio entre países do tênis masculino, nas disputas dos zonais (jogos regionais continentais).

Já a partir da disputa em fevereiro de 2018, os duelos de Zonais I e II serão realizados em dois dias com jogos em melhor de três sets.
A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor que votou a opção por direcionar as mudanças para os zonais. O Conselho foi autorizado a decidir pelas mudanças após votação das nações que compõe a Copa Davis e a Fed Cup, em votação realizada em agosto deste ano.

O novo formato realizará no primeiro dia dois jogos de simples e a disputa de duplas e os dois jogos de simples restantes serão disputados no segundo dia.
As mudanças não serão aplicadas para a disputa do Grupo Mundial em 2018, que seguirá em melhor de cinco sets e três dias de disputas.

Outra mudança que será implementada é a inserção do quinto jogador oficial para às equipes. O Conselho da ITF também determinou que caso o quarto jogo defina a disputa, o quinto jogo não será realizado. Caso o duelo encerre em 3x0, no primeiro dia, o quarto jogo será realizado.

David Haggerty, presidente da ITF, comentou, através do comunicado, que o Conselho está decidido em "melhorar nossas disputas para jogadores, fãs, retransmissores, patrocinadores e nações".
“O Conselho sentiu que será apropriado testar a disputa em dois dias, formato em melhor de três sets para o nível dos grupos regionais. Se for provado o sucesso, nos colocará na posição de aplicar as mesmas mudanças no Grupo Mundial na disputa de 2018", completou Haggerty.

As mudanças aprovadas pelas nações da Copa Davis e da Fed Cup foram que os finalistas das duas competições irão receber o duelo de primeira rodada no ano seguinte; as exigências dos padrões das quadras foram diminuídos para baratear os custos de realização e hospedagens das nações; e os compromissos formais dos jogadores na divulgação anterior ao duelo foram reduzidos.

O Brasil vai experimentar o novo formado no duelo fora de casa contra a República Dominicana válido pela primeira rodada do Zonal Americano.