Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O Brasil no Qatar: Everton Ribeiro se reinventa e vai à Copa do Mundo após grande temporada no Flamengo

Camisa 7 rubro-negro viu rendimento ser baixo no início do ano, com Paulo Sousa, mas cavou vaga no Mundial após desfilar em campo com a chegada de Dorival Jr.

Everton Ribeiro vai disputar sua primeira Copa do Mundo na carreira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Escrito por

O ano de Everton Ribeiro, assim como o do Flamengo, time onde o meia joga, é dividido em duas partes: a era Paulo Sousa e a era Dorival Jr. E é justamente essa divisão que explica a convocação do jogador de 33 anos pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo do Qatar.


Everton Ribeiro começou o ano em alta, sendo convocado para os primeiros compromissos do time canarinho nas Eliminatórias Sul-Americanas após o bom 2021, mas viu seu rendimento cair no Rubro-Negro com a chegada do português Paulo Sousa. Habituado a jogar no lado direito, o camisa 7 foi escalado pelo lusitano como ala pela esquerda, em função que exerceu somente quando iniciou a carreira.

+ Veja a tabela, os jogos e os grupos da Copa do Mundo de 2022

O desempenho do jogador não foi nada parecido com o que demonstrou na última década, quando desfilou pelos gramados brasileiros, e isso teve impacto direto na Seleção Brasileira. Como resultado, Everton Ribeiro ficou de fora das duas Datas Fifa seguinte (março e junho), colocando em risco sua participação no Mundial.

A queda de Paulo Sousa, sacramentada no dia 9 de junho, após um péssimo trabalho no Flamengo, fez renascer a esperança do camisa 7 ir ao Oriente Médio. Com Dorival Jr. à frente do time da Gávea, Everton Ribeiro teve uma nova função, assumiu um protagonismo na segunda metade da temporada e, com méritos, carimbou o passaporte para o Qatar.

A chegada de Dorival fez Everton Ribeiro não jogar mais como ala na esquerda, voltando ao lado direito, mas numa nova função. Antes mais adiantado, às vezes até como um ponta, o atleta passou a jogar mais recuado e foi fundamental nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, sendo o melhor em campo nas duas finais.

Everton Ribeiro foi importante nas Eliminatórias Sul-Americanas (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

A mudança que fez o Flamengo entrar no caminho das conquistas foi a grande virada de chave para Everton Ribeiro voltar a desfilar seu bom futebol. Como revelado pelo próprio, em entrevista coletiva na Data Fifa de setembro, até ajuda psicológica foi necessária para driblar a má fase.

+ Rumo à Copa do Mundo! Veja imagens do embarque da Seleção Brasileira para Turim

Em todo o ciclo para a Copa do Mundo, Everton Ribeiro entrou em campo pela Seleção Brasileira em 15 partidas, com três gols marcados, dois deles em momentos importantes. Em setembro de 2021, o meia marcou em duas partidas consecutivas, contra Chile e Peru, os dois abrindo o placar das partidas.

Everton Ribeiro provavelmente não será titular no Qatar. Mas estar na Copa do Mundo é a recompensa a quem tanto brilhou nos últimos anos. Caso Tite precise de alguém para reinventar seu time do nada, o capitão rubro-negro pode ser importante na busca pelo título.