CBF dribla mês conturbado, e Seleção Brasileira se aproxima de confirmação no Torneio Pré-Olímpico

Presidente Ednaldo Rodrigues voltou ao seu cargo com liminar do STF após ser destituído

53025497125_a3b3c48a60_k-aspect-ratio-512-320
Ednaldo Rodrigues retornou ao cargo de presidente da CBF com liminar de Gilmar Mendes (Rodrigo Ferreira/CBF)

Escrito por

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues assinará a documentação para a inscrição da Seleção no Torneio Pré-Olímpico. O prazo para a entidade enviar e confirmar a participação da equipe Canarinho no torneio se encerra nesta sexta-feira (5).

Destituído do cargo após o fim do Brasileirão por conta de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o mandatário voltou ao seu cargo por conta de uma liminar concedida por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Relator do caso, Gilmar Mendes externou em trecho sua decisão a preocupação com relação a não participação do Brasil no Torneio Pré-Olímpico. Com presença garantida, a equipe Canarinha poderá lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Além disso, o ministro ressaltou que nem a Fifa, nem a Conmebol reconheceram o interventor José Perdiz como representante legítimo da CBF. Esse fato também poderia causar prejuízo aos clubes brasileiros em competições continentais, como a Libertadores e a Sul-Americana.

- Há, portanto, evidente perigo de dano na espécie. Para evitar prejuízos dessa natureza enquanto esta Suprema Corte se debruça sobre os parâmetros constitucionalmente adequados de legitimidade do Ministério Público na seara desportiva, faz-se necessária a concessão de medida cautelar apta a salvaguardar a atuação – ao que tudo indica constitucional – do ente ministerial, consubstanciada em diversas medidas judiciais e extrajudiciais manejadas em todo o país - diz trecho da decisão.

Sede da Fifa
Representantes da Fifa estarão no Brasil para reunião com Ednaldo Rodrigues (Foto: Divulgação/Fifa)

Internamente, a CBF está tranquila e não sente nenhum temor com relação a participação dos clubes nas competições continentais, mas também com relação a presença da Seleção Brasileira na Copa América. A entidade dá o caso como encerrado temporariamente, enquanto aguarda o julgamento no STF, que ainda não tem data para acontecer.

Neste fim de semana, Ednaldo Rodrigues estará em São Paulo, mas retorna ao Rio de Janeiro na segunda-feira (8) para um encontro com representantes da Fifa, como revelado inicialmente pelo "ge". Na reunião, a entidade máxima do futebol busca se inteirar sobre os fatos que aconteceram nas últimas semanas.

Tanto a Fifa, quanto a Conmebol estão no recesso de fim de ano e retomam suas atividades na segunda-feira (8). Nesse caso, apenas o órgão máximo tem poder de aplicar medidas punitivas e que será acatada pela confederação continental.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter