Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeira medalha do Brasil, ameaça de bomba, atleta com perna quebrada e feito argentino: a tarde olímpica

Período vespertino do primeiro dia de Jogos teve festa de atirador brasileiro, susto controlado pelo Esquadrão Antibombas, lesão feia de francês e Argentina fazendo história

(foto:AFP)
Escrito por

O primeiro dia dos Jogos Olímpicos Rio-2016 segue agitado e, ao menos para um brasileiro, especial. Isso porque o atirador Felipe Wu ficou em segundo lugar na prova de pistola de ar de 10m, subiu ao pódio no Centro de Tiro de Deodoro na tarde desta sábado e conquistou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada, ficando atrás apenas do vietnamita Xuang Hoang.

Nem tudo, no entanto, foi festa. Uma ameaça de bomba agitou o Forte de Copacabana, palco da etapa final do ciclismo de estrada. O Esquadrão Antibombas da Polícia Federal foi acionado e decidiu, por precaução, explodir o pacote suspeito que havia sido deixado lá no início da tarde. Outro fato curioso na cidade olímpica foi a presença de uma bala perdida na sala de imprensa do Centro Olímpico de Hipismo. Neste último episódio, a polícia ainda está investigando a origem do projétil.

Vôlei

A Seleção Brasileira feminina de vôlei não encontrou dificuldades para bater a frágil equipe de Camarões por 3 sets a 0 no Maracanãzinho. As parciais sintetizam a facilidade com a qual as comandadas de José Roberto Guimarães cumpriram sua obrigação: 25 a 14, 25 a 21 e 25 a 13.

Vôlei de praia

A dupla brasileira Ágatha e Bárbara Seixas derrotou as tchecas Sluková e Hermannová pelo placar de 2 sets a 1. As parciais foram de 19 a 21, 21 a 17 e 15 a 11. Além das adversárias, outro fator que provocou dificuldade às atletas do país-sede foi o calor: a temperatura na Praia de Copacabana, palco do jogo, chegou aos 30ºC.

Judô

O dia não terminou da forma mais agradável para o Brasil nos tatâmes. Isso porque Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que já haviam sido derrotados de manhã, foram eliminados também da repescagem e, assim, deixaram os Jogos sem medalha. O mesmo não pode ser dito sobre a Argentina: a judoca Paula Pareto venceu a disputa até 48 quilos e conquistou o primeiro ouro de uma atleta mulher argentina na história das Olimpíadas.

Natação

Os brasileiros vão fazendo bonito nas águas do Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos. Com o Felipe França e João Gomes Junior fizeram os terceiro e oitavo melhores tempos e garantiram vaga na semifinal dos 100m peito. Tal prova será disputada na noite deste sábado. Com o 14º tempo, Daynara de Paulo conquistou vaga na semifinal dos 100m borboleta. Daiene Dias, com o 15º tempo, também avançou de fase. Os brasileiros Brandonn Almeida, Joanna Maranhão e Luiz Altamir foram eliminados em suas séries, bem como time 4x100m livre feminino. Vale destacar o recorde mundial dos 100m peito quebrado pelo britânico Adam Peaty, que fez a série em 57s55.

Ciclismo de estrada

O belga Greg van Avermaet, com tempo de 6h10m05seg garantiu a medalha de ouro. A prova teve final eletrizante após percorrer 14 bairros cariocas. O dinamarquês Jakob Fuglsang e o polonês Rafal Majka completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Boxe

O boxe contou com uma vitória brasileira no primeiro dia de Jogos, no Pavilhão 6 do Riocentro. Juan Nogueira bateu o australiano Jason Eric Whateley na categoria peso-pesado (91kg). O primeiro brasileiro a entrar no ringue, no entanto, acabou derrotado: Patrick Lourenço perdeu para o colombiano Yuberjen Martinez Herney na categoria mosca-ligeiro (49kg).

Rugby

A Seleção Brasileira feminina de rugby 7 entrou em campo nesta tarde diante da Grã-Bretanha. No histórico duelo que marcou a estreia da modalidades nos Jogos Olímpicos, as donas da casa até começaram melhor, mas acabaram derrotadas por 29 a 3. As brasileiras voltam a campo ainda na noite deste sábado, diante do Canadá.

Ginástica artística

O destaque do período da tarde deste sábado foi a lesão do ginasta francês Samir Ait Said. Durante prova classificatória geral masculina de salto sobre a mesa, ele aterrissou de mau jeito e sofreu uma fratura exposta na perna. A participação de Said nos Jogos Rio-2016, portanto, está encerrada.