'Arquibancada' pulsa e Wu conquista a primeira medalha do Brasil no Rio
Atirador brasileiro chegou a virar no penúltimo tiro, mas vietnamita Haong consegue a vitória no último disparo e leva o ouro em Deodoro

Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos (Antuérpia-1920). Até por isso e por ser tenente do exército brasileiro, dá o nome ao Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro. O local fica em uma zona militar. A primeira e última medalha do tiro foram na Bélgica (Afrânio da Costa foi prata, além o bronze por equipes). Mas esse jejum acabou. No Brasil e com um atirador brasileiro. Felipe Wu foi quem conseguiu o feito e, de quebra, foi o primeiro do país a ficar com uma láurea nos Jogos Olímpicos do Rio. E logo no primeiro dia. Em uma disputa definida no último tiro, o atirador, da pistola de ar de 10m, ficou com a medalha de prata no Centro de Tiro de Deodoro neste sábado.
Competição que mudou durante a sua disputa. Nas eliminatórias, um stand acanhado, pouco barulho. Alguns aplausos e não muito mais que isso. Felipe Wu começou mal, chegou a frequentar as últimas colocações. Mas controlou o corpo, se concentrou e começou a subir na classificação. Conseguiu engatar uma boa sequência de tiros e subiu para a zona de classificação.
Primeiro objetivo alcançado, Wu partiu para a final. Aí tudo mudou. Da arena à confiança de Felipe. Tudo zerado. Os oito melhores se postaram lado a lado. Um a um dos competidores iam saindo. O brasileiro já começou entre os primeiros e por lá ficou até o fim. A torcida virou de quieta para barulhenta. A pequena arquibancada virou uma grande força. Com até hino assobiado por torcedores.
Wu chegou a liderar a competição. Mas o vietnamita Xuang Hoang virou o placar e abriu uma folga.
A prata parecia garantida. Mas com um tiro quase perfeito, no penúltimo da competição, Felipe virou de novo e sentiu o gosto do ouro. A torcida explodiu. Deu para sentir no ar o clima de felicidade. Mas no último tiro, Hoang voltou a ser quase perfeito e retomou a ponta. Coube aos brasileiros aplaudirem muito Felipe, que "ganhou" o hino nacional cantado pelos torcedores ao final da cerimônia de premiação.
O atirador vietnamita fez história ao conquistar o primeiro ouro do país em uma Olimpíada. Antes disso, eram duas pratas: Tran Hieu Ngan (taekwondo - 2000) e Hoàng Anh Tuan (levantamento de peso - 2008). O medalhista de ouro terminou com 202,5 pontos, um recorde para uma final olímpica.
O bronze ficou com Wei Pang, da China.

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 6 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016



