Natação: Leo de Deus é o primeiro a garantir índice olímpico em seletiva

Brasileiro nada quase um segundo abaixo do tempo de corte estipulado pela Federação Internacional e coloca seu nome para a disputa de uma vaga na Rio-2016 

Leonardo de Deus foi um dos destaques brasileiros no Pan de Toronto (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Leonardo de Deus foi um dos destaques brasileiros no Pan de Toronto (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Escrito por

O Campeonato Brasileiro Sênior/Torneio Open de natação, que teve início nesta quarta-feira, em Palhoça (SC), conheceu nesta manhã o primeiro atleta a bater índice à Olimpíada do Rio de Janeiro: Leonardo de Deus, nos 200m costas. 

O sul-matogrossense nadou para o tempo de 01m57s43, superando a marca de corte estipulada pela Federação Internacional (Fina) em quase um segundo (1m58s22). O segundo colocado, Fabio Arikawa, ficou próximo de também se garantir na disputa, nadando para 1m59s38. Mesmo assim, o segundo colocado atingiu a marca de corte nível B, que é de 2m02s36.

- Achei o tempo muito bom, ainda mais para manhã, mesmo querendo nadar pra 1m56s ou, no mínimo, para o recorde brasileiro do Thiago Pereira (1m57s19), que ficou pertinho. Mas estou feliz, para um ano desgastante, com tantas competições, chegar na última da temporada e fazer o melhor tempo do ano, é satisfatório - disse Leonardo.

Como essa é a primeira de duas seletivas (em abril ocorre o Troféu Maria Lenk), a marca de Leonardo pode ser batida por outros competidores, mas ele já conseguiu colocar seu nome na disputa por uma vaga na Rio-2016, já que os dois melhores tempos do país abaixo do corte garantem um posto.

Como já bateu a marca na eliminatória, o atleta escolheu não nadar na final, que acontece nesta tarde para evitar o desgaste. Assim, ele mira quebrar o índice em outra prova olímpica: os 200m borboleta.

- Eu e meu técnico, o Carlão (Carlos Matheus), traçamos a estratégia de forçar de manhã para conseguir logo este índice nos 200m costas, até porque minha principal prova é somente no sábado, os 200m borboleta, e não quero me desgastar tanto - explicou.

Nessa temporada, o competidor acumula bons resultados. No Pan-Americano de Toronto (CAN), em julho, ele ganhou três medalhas: um ouro nos 200m borboleta, e dois bronzes, nos 200m costas e nos 400m livres.

No Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan (RUS), em agosto, Leonardo terminou em 9º lugar nos 200m borboleta, além de ficar em 13º nos 200m costas.

Até o fechamento desta matéria, nenhum outro atleta havia garantido o índice olímpico, mas a disputa da seletiva em Palhoça, que começou nesta quarta-feira, seguirá até o início da noite e terminará neste sábado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter