Basquete: Rivais do Brasil na Rio-2016 preveem dificuldade no grupo

Técnicos de Argentina e Espanha afirmam que grupo B é mais complicado que a outra chave e acreditam em duelos duros. Para Hernandez, brasileiros são candidatos ao pódio

Espanha (Divulgação)
Treinador da Espanha, Scariolo acredita que há quatro possíveis medalhistas no grupo do Brasil (Divulgação)

Escrito por

Em todos os torneios é comum apontarmos um "Grupo da Morte" e, na Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, não seria diferente. A bola da vez é o basquete masculino e, mais precisamente, a chave do Brasil na competição. E a opinião é compartilhada até mesmo pelos rivais dos brasileiros.

O time da casa terá a dura missão de enfrentar os atuais campeões europeus, a Espanha, os vice-campeões, Lituânia, a eterna rival Argentina, o campeão africano, Nigéria, e um time que se classificará do Pré-Olímpico Mundial, que pode ser até um dos semifinalistas da última Copa do Mundo, França ou Sérvia, entre outros (veja abaixo).

- É um grupo complicado, com equipes muito ricas em talento, mas, sobretudo, experientes. Em nosso grupo, contando o time que se classificará pelo Pré-Olímpico, há quatro times além do nosso que podem perfeitamente aspirar subir ao pódio - disse o treinador da Espanha, Sergio Scariolo.

Para se ter uma ideia da dificuldade do grupo brasileiro, nas últimas três Olimpíadas, foram quatro medalhas de equipes da chave - um ouro da Argentina em 2004, duas pratas da Espanha em 2008 e 2012, e um bronze argentino em 2008. Além disso, a Lituânia foi semifinalista em duas das três últimas disputas.

Sergio Hernandez, treinador da Seleção Argentina de Basquete (foto:AFP)
Sergio Hernandez prevê dificuldades na Olimpíada (foto:AFP)

- Em um torneio com apenas 12 equipes classificadas no mundo inteiro, é impossível esperar rivais fáceis. A princípio, nosso grupo parece mais difícil do que outro. Temos duas equipes candidatas a medalhas e aspirantes ao ouro pelo presente e história, como Espanha e Lituânia, e outro candidato a medalha pelo presente e por ser o país sede, que é o Brasil - comentou o técnico da Argentina, Sergio Hernández, que ainda completou:

- Temos de seguir tranquilos e ver como chegaremos à Olimpíada, assim como as outras equipes, o que é determinante, porque tanto a Espanha quanto o Brasil têm vários jogadores que podem estar ausentes por lesões.

Confira como serão os Pré-Olímpicos de basquete:

Sede: Turim (Itália)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo A: Grécia, Irã e México
Grupo B: Croácia, Itália e Tunísia

Sede: Belgrado (Sérvia)
Data: 4 a 9 de julho
Grupo A: Angola, Porto Rico e Sérvia
Grupo B: Japão, Letônia e República Tcheca

Sede: Manila (Filipinas)
Data: 5 a 10 de julho
Grupo A: Canadá, Senegal e Turquia
Grupo B: Filipinas, França e Nova Zelândia

* A melhor equipe de cada sede vai aos Jogos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter