Olimpíada

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vela: por falta de vento, Martine e Kahena têm regata por medalha adiada nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Outras classes com brasileiros também terão que esperar para competir na terça-feira 

Martine e Kahena tentam manter tradição de medalhas da vela em Jogos Olímpicos (FOTO: Olivier MORIN / AFP)
Escrito por

Como diz o ditado "na ponta do vento, molha-se a vela", mas dessa vez as embarcações das iatistas Martine Grael e Kahena Kunze estão secas. Já que a regata por medalha da classe 49erFX de vela, que iria acontecer nesta segunda-feira, foi adiada por falta de ventos. A prova decisiva da Olimpíada de Tóquio foi remarcada para esta terça-feira, mas ainda não tem definido um horário. A ansiedade só aumenta a fim de descobrir se as brasileiras vão subir ao pódio.

+ Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançam às semifinais do C2 1000m

- É uma coisa normal, aconteceu pouco aqui nesta Olimpíada, mas é normal. A gente depende do vento está bom para velejar. Hoje estava uma situação complicada, primeiro o vento estava fraco, depois poderia ter uma passagem de frente que poderia ter rajada e chuva, ia ter vento instável e seria uma loteria. Não dá para decidir um campeonato assim. Amanhã (terça-feira) a previsão é bem melhor, não deve ter problema - disse o coordenador da seleção brasileira, Torben Grael, ao portal "ge".

Depois da última regata, as brasileiras estão provisoriamente na segunda posição geral, com 70 pontos perdidos. As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz têm a mesma pontuação, mas ganham na ordem de desempate. As velejadoras Tina Lutz e Susann Beucke, da Alemanha, estão com 73 e atualmente em terceiro.

As atuais campeãs olímpicas Grael e Kahena chegaram em Tóquio como uma das favoritas à medalha de ouro. Na sua trajetória até a competição estiveram no pódio recebendo a medalha de prata nos Campeonatos Mundiais de 2017 e 2019, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

As regatas da dupla brasileira Ana Luiza Barbachan e Fernanda Oliveira, da classe 470, e as da dupla Marco Grael e Gabriel Borges, da classe 49er, também foram adiadas. Os torneios de vela estão sendo disputados no Yatch Club de Enoshima, ilha localizada a 55km do centro de Tóquio.

Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio: