Olimpíada

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos: onde assistir e curiosidades sobre o evento

Festa está marcada para às 8h (Brasília) desta sexta, no Estádio Olímpico de Tóquio e contará com apenas dois atletas do Brasil: Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô

Estádio Olímpico de Tóquio receberá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Japan Sport Council)
Escrito por

Apesar de alguns eventos como futebol e softbol já terem começado, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio ocorre nesta sexta-feira. O evento será realizado a partir das 8h (horário de Brasília) no estádio Olímpico de Tóquio-JAP. Sem público, a festa contará com mais de 11 mil atletas de 206 países.

+ Richarlison brilha em estreia da Seleção nos Jogos Olímpicos

Onde assistir e local do evento
A transmissão com imagens da abertura dos Jogos poderá ser acompanha pela TV Globo e SporTV. No canal aberto, a emissora estará no ar desde 7h45 com narração de Galvão Bueno, enquanto canal por assinatura, a transmissão começa às 7h, com Luiz Carlos Jr. O LANCE! fará a cobertura em tempo real do evento.  

O palco da festa será o Estádio Olímpico de Tóquio, construído para receber os Jogos Olímpicos e inaugurado em 2019. Com capacidade para 68 mil pessoas, o estádio teve custo de mais de R$ 5 bilhões.

+ Medalhista na Rio-2016, Isaquias Queiroz vai em busca do Ouro em Tóquio

Como será a realização da festa
Assim como foi feito nas últimas Olimpíadas, a cerimônia de abertura contará com shows e apresentações, que não são divulgadas previamente, um desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e liberação das pombas da paz. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o evento terá uma programação artística que mostrará a história e cultura do Japão.

+ Fadinha do Skate, Rayssa Leal brinca sobre calor nos treinamentos

Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão será o responsável pela abertura simbólica dos Jogos. A cerimônia terá também o levantamento da bandeira olímpica, execução do hino olímpico e o juramento olímpico feito por um atleta, um oficial e um técnico. O Comitê definiu “paz, coexistência, reconstrução, futuro, Japão e Tóquio, atletas, envolvimento e entusiasmo” como temas centrais do torneio.

+ Brasil chega como grande favorito a medalhas no surfe em Tóquio

Polêmica na véspera
Na noite da última quarta-feira no Brasil, manhã no Japão, Kentaro Kobayashi, um dos diretores da cerimônia de abertura pediu demissão do cargo. O motivo foi o vazamento de um vídeo de 1998, onde Kobayashi faz uma piada com o Holocausto. Após pressão internacional, o diretor enviou uma carta à Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, pedindo para deixar a realização do evento.

+ Natasha Rosa estreia em Jogos Olímpicos no levantamento de peso

Brasil na cerimônia de abertura
A delegação brasileira, que conta com 302 atletas nos Jogos, terá apenas quatro pessoas na cerimônia oficial de abertura dos Jogos. A medida foi tomada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para evitar aglomerações e assegurar o distanciamento social durante o evento, que tem logística complicada. Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô serão os responsáveis por levar a bandeira do Brasil. As outras duas pessoas atendem protocolo do Comitê Olímpico Internacional.