Opinião: Seleção e futebol feminino precisam de renovação e visibilidade

Eliminação mostrou vontade e dedicação, mas as brasileiras precisam de muito mais para se mostrarem como uma força em âmbito mundial

Brasil x França - Marta
Marta, durante a partida contra a França pelas oitavas de final da Copa do Mundo (Foto: LOIC VENANCE / AFP)

Escrito por

A eliminação da Seleção Brasileira para a França concretizou apenas o que era esperado antes da bola rolar na Copa do Mundo feminina: chegar ao mata-mata, mas não muito longe. Com um time bom no papel, mas com claras limitações técnicas e físicas, o desafio para o novo ciclo é renovar. Tanto o elenco, que precisará superar o fim de Cristiane, Formiga e Marta, quanto o trabalho defeituoso feito por Vadão e Marco Aurélio Cunha. Além disso, não deixar que o futebol feminino morra, como foi visto tantas vezes antes.

Fica de positivo a raça e a vontade de um time que conhece as limitações, difíceis de se superar com o cenário atual. Um grupo que deixou para trás as nove derrotas consecutivas na preparação para bater de frente contra as grandes Austrália, Itália e França. A última, uma das grandes favoritas ao título da Copa do Mundo disputada em casa e o melhor jogo feito pela Seleção nesse período.

Apesar disso, a falta de repertório tático e organização pesaram. Aliado a isso, as brasileiras não conseguiram superar as constantes lesões. Kathellen, por exemplo, não substituiu Érika à altura. Não ter Formiga ou Marta com 100% da capacidade também pesou. Isso mostra que a preparação física do grupo ainda é longe da ideal. Os erros foram os mesmos apresentados nas partidas anteriores. A dificuldade na saída de bola, a fragilidade defensiva, problemas em jogadas aéreas e os espaços na laterais. A dependência dos talentos individuais da equipe continua sendo a maior arma e a maior fraqueza.

O desabafo de Marta após a partida evidencia ainda outra necessidade urgente. Perto de dizer adeus à Seleção e, assim como Formiga e Cristiane, dar fim à melhor geração de brasileiras, a seis vezes melhor do mundo clamou por desenvolvimento e visibilidade do futebol feminino no país. Há mais de dez anos a CBF prometeu evoluções na modalidade, mas até o presente momento não foi visto algo significativo. O Campeonato Brasileiro, apesar da obrigação para que os times da Série A masculina formem um departamento feminino, ainda tem condições amadoras em alguns momentos. A renovação da Seleção passa por aí também. O torneio nacional precisa se desenvolver com os esforços de clubes e da CBF.

Uma das preocupações antes do Mundial era a forma como a Seleção Brasileira se comportaria, especialmente por ser a Copa com maior visibilidade. Mas as mulheres brasileiras mostraram que merecem mais atenção e um trabalho com mais seriedade e qualidade. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter