Opinião: Seleção e futebol feminino precisam de renovação e visibilidade
Eliminação mostrou vontade e dedicação, mas as brasileiras precisam de muito mais para se mostrarem como uma força em âmbito mundial

A eliminação da Seleção Brasileira para a França concretizou apenas o que era esperado antes da bola rolar na Copa do Mundo feminina: chegar ao mata-mata, mas não muito longe. Com um time bom no papel, mas com claras limitações técnicas e físicas, o desafio para o novo ciclo é renovar. Tanto o elenco, que precisará superar o fim de Cristiane, Formiga e Marta, quanto o trabalho defeituoso feito por Vadão e Marco Aurélio Cunha. Além disso, não deixar que o futebol feminino morra, como foi visto tantas vezes antes.
Fica de positivo a raça e a vontade de um time que conhece as limitações, difíceis de se superar com o cenário atual. Um grupo que deixou para trás as nove derrotas consecutivas na preparação para bater de frente contra as grandes Austrália, Itália e França. A última, uma das grandes favoritas ao título da Copa do Mundo disputada em casa e o melhor jogo feito pela Seleção nesse período.
Apesar disso, a falta de repertório tático e organização pesaram. Aliado a isso, as brasileiras não conseguiram superar as constantes lesões. Kathellen, por exemplo, não substituiu Érika à altura. Não ter Formiga ou Marta com 100% da capacidade também pesou. Isso mostra que a preparação física do grupo ainda é longe da ideal. Os erros foram os mesmos apresentados nas partidas anteriores. A dificuldade na saída de bola, a fragilidade defensiva, problemas em jogadas aéreas e os espaços na laterais. A dependência dos talentos individuais da equipe continua sendo a maior arma e a maior fraqueza.
O desabafo de Marta após a partida evidencia ainda outra necessidade urgente. Perto de dizer adeus à Seleção e, assim como Formiga e Cristiane, dar fim à melhor geração de brasileiras, a seis vezes melhor do mundo clamou por desenvolvimento e visibilidade do futebol feminino no país. Há mais de dez anos a CBF prometeu evoluções na modalidade, mas até o presente momento não foi visto algo significativo. O Campeonato Brasileiro, apesar da obrigação para que os times da Série A masculina formem um departamento feminino, ainda tem condições amadoras em alguns momentos. A renovação da Seleção passa por aí também. O torneio nacional precisa se desenvolver com os esforços de clubes e da CBF.
Uma das preocupações antes do Mundial era a forma como a Seleção Brasileira se comportaria, especialmente por ser a Copa com maior visibilidade. Mas as mulheres brasileiras mostraram que merecem mais atenção e um trabalho com mais seriedade e qualidade.

Tênis
Garcia revela que sofre com bulimia e fala da necessidade de ajuda
Há 3 anos
Tênis
Djokovic vence de virada, mas equipe perde para time de Swiatek
Há 3 anos
Flamengo
Presidente do Flamengo atualiza situação de Rodinei e comenta interesse por Rossi
Há 3 anos
Tênis
Zhizhen Zhang vai às 4ªs em Nápoles e pode ser 1º chinês no top 100
Há 3 anos
Futebol Nacional
Wellington 'convoca' torcida do CSA para duelo com o Cruzeiro
Há 4 anos
São Paulo
Mais avançado no meio do São Paulo, Nestor é líder em assistências e segundo em participações em gols
Há 4 anosMais LANCE!

Djokovic quase atinge boleirinho com raquete em Belgrado

Navratilova critica Djokovic duramente: 'Se quer ser líder, seja exemplo'

AO VIVO: Acompanhe a live pós-jogo do LANCE! sobre a final da Copa Libertadores direto de Montevidéu

IAQ: Kyler Murray e recebedores do Arizona Cardinals se destacam nas duas primeiras semanas

Medvedev: 'Sou um jogador diferente de 2 anos atrás'

Brasileiro Feminino: São Paulo sofre gol no fim, perde do Inter, e é eliminado nas quartas de final

Luisa Stefani e Laura Pigossi salvam quatro match-points e conquistam o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Djokovic ataca de ginasta em Tóquio ao lado de campeã mundial

Dijon x PSG: onde assistir e prováveis escalações

No retorno da Premier League, Tottenham recebe United em Londres

Em amistoso, Liverpool goleia Blackburn antes de retorno da Premier League

Pelé revela ser vascaíno e recorda passagem pelo clube: 'Sou Vasco'

Djokovic estreia contra tunisiano em Dubai. Tsitsipas pega Carreño



