Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Espanha e Argentina decidem novo bicampeão do Mundial de basquete

Último campeão antes da hegemonia americana, espanhóis buscam retornar ao topo. Já os hermanos querem coroar o Mundial de Luis Scola e sair de fila de 69 anos

Argentina e Espanha decidem o campeão do Mundial de 2019 (Foto: Divulgação/FIBA)
Escrito por

Espanha e Argentina decidem o campeão da Copa do Mundo FIBA 2019, neste domingo, às 9h (de Brasília), em Pequim, na China. Liderados pelos experientes Marc Gasol e Luis Scola, espanhóis e argentinos buscam se consagrar o novo bicampeão mundial - e igualar o Brasil, campeão em 1959 e 1963. 

Último campeão mundial antes do bicampeonato dos Estados Unido (2010 e 2014), os espanhóis buscam voltar ao topo. Em 2006, na Copa do Mundo do Japão, a Espanha conquistou o título após vencer a Grécia. Já a Argentina, foi vice em 2002 e não conquista o Mundial desde 1950, quando foi o país sede.

Marc Gasol pode alcançar feito histórico

Marc Gasol pode se tornar o segundo jogador a conquistar os títulos da NBA e Copa do Mundo no mesmo ano (Foto: Divulgação/FIBA)

Campeão da NBA com o Toronto Raptors em 2019, o pivô Marc Gasol vive uma temporada iluminada. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012, o espanhol busca o segundo ouro em Copas do Mundo. Caso conquiste o título desta vez, porém, o gosto será ainda mais especial. 

Gasol pode se tornar o segundo jogador na história a conquistar a liga norte-americana de basquete e a Copa do Mundo no mesmo ano. Apenas um atleta conseguiu o feito: o ala Lamar Odom, que já aposentou, e alcançou o feito em 2010, quando foi campeão com o Los Angeles Lakers e os Estados Unidos. 

Além disso, Gasol ainda disputa o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) do torneio. Aos 33 anos, o pivô é o protagonista da seleção espanhola. Cenário bem diferente de 2006, quando a Espanha conquistou o Mundial. Na época, com apenas 20 anos, Gasol teve apenas dez minutos de média e viu seu irmão Pau Gasol ser eleito o melhor jogador do campeonato.

Argentina quer consagrar Luis Scola

Luis Scola é o destaque da Argentina no Mundial (Foto: FIBA)

A Argentina disputou a final da Copa do Mundo de basquete pela última vez em 2002, quando perdeu para a antiga Iugoslávia na decisão. Na época, o ala-pivô Luis Scola estava em quadra com apenas 22 anos, ainda novo e cheio de sonhos para realizar no esporte. 

Após 17 anos, a Argentina volta a disputar uma final de Copa do Mundo. Luis Scola, agora com 39 anos, busca um título inédito na carreira. Apesar do ouro olímpico em 2004, o ala-pivô ainda não conquistou Mundial. E esta pode ser a última oportunidade, já que ele não sabe se irá se aposentar ou não, e nem se estará em Tóquio 2020. 

No Mundial da China, Luis Scola alcançou marcas importantes. Neste domingo, o ala-pivô argentino irá igualar o brasileiro Ubiratan como o atleta que mais entrou em quadra em Copas do Mundo (41 vezes). Além disso, já se tornou o segundo maior cestinha da história do torneio com 708 pontos, ficando atrás apenas de Oscar Schmidt, com 906. ​