Calendário de corridas de rua em 2020 foram afetadas pela Covid-19

Calendário de corridas de rua no Brasil e no mundo em 2020 foram afetadas pela Covid-19

Iúri Totti
05/06/2020
20:20
Corrida Informa

Sócio diretor da ML Mix Run, uma das principais assessorias esportivas do Rio de Janeiro, o treinador Paulo Henrique de Carvalho Santos, conhecido como Paulinho, tem uma opinião forte sobre o que está reservado para os calendários de corridas após a pandemia da Covid-19.

""Teremos provas de corrida ou qualquer evento esportivo com grande número de pessoas até o final do ano? E se tivermos, como faremos para nos preparar?

Hoje, a única coisa que temos são perguntas (muitas!, por sinal) e pouquíssimas respostas, quase nenhuma, pois, afinal, não temos como prever exatamente como as coisas vão acontecer.

De certo, só sabemos que, aos retornarmos à nossa rotina de treinos outdoor, ela será com algumas adaptações. Devendo acontecer de uma maneira gradual para que possamos nos readaptar física e muscularmente, para que o risco de possíveis lesões seja pequeno, além evitar a possibilidade de uma nova onda de contaminação pela Covid-19.

Com tudo isso, será que teremos tempo de treinar para uma prova em 2020?

Na minha sincera opinião, NÃO! Para que um evento de médio ou grande porte se realize, é necessário uma enorme estrutura de staffs e de pessoas inscritas, ou seja, tem aglomeração. Até que se tenha uma vacina eficaz contra o vírus, essa situação deverá ser evitada.

No caso de provas fora de sua cidade ou do Brasil, a preocupação e os cuidados devem ser ainda maiores, pois envolvem deslocamento, atletas de diferentes regiões, familiares que viajam como acompanhantes, o que, novamente, gera a tão “mal falada” aglomeração.

Por isso, acredito que nosso papel agora é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que esse tempo passe o mais breve possível. Devemos nos manter ativos e em isolamento social para que essa “bola de neve” diminua para que tudo volte ao "novo normal” e que em 2021 possamos aos poucos retomar a nossa rotina de treinos e provas. Afinal, prova tem todo ano, todo fim de semana. Já sua vida, é uma só."