Por que a Copa do Mundo de 2026 vai ser em três países?

Aumento de seleções no próximo Mundial foi um diferencial para 2026 possuir mais do que um país sediando o torneio<br>

Canadá, México e Estados Unidos apresentaram um candidatura conjunta para a Copa 2026
Copa do Mundo de 2026 será em três países (Foto: Twitter / @ussoccer)

Escrito por

A próxima Copa do Mundo será realizada em três países diferentes: México, Estados Unidos e Canadá. Os dois primeiros já foram sede de mundiais, enquanto o Canadá pela primeira vez vai receber o maior torneio de seleções do planeta. E a escolha por locais está ligada ao aumento de clubes que o próximo Mundial vai receber: ao invés de 32 seleções, 48 equipes estarão na Copa.

+ Eliminatórias da Copa do Mundo 2026: saiba quando começam

O aumento de seleções instituído pela Fifa obrigou ao aumento de sedes, uma vez que o deslocamento de trabalhadores e torcedores será bem maior. Além disso, para receber mais seleções em hotéis e alojamento, além de locais para treinamentos, tornou-se necessário possui mais espaço, o que muitos países de forma única não teriam condições de receber tantas equipes e adeptos.

Desta maneira, serão 16 cidades como sede do Mundial, sendo os Estados Unidos - que sediou a Copa de 1994 - recebendo 11 locais de jogos, com o México com outras três sedes e o Canadá com duas. Apesar de estar definido, a Fifa ainda não divulgou como será a forma de disputa do Mundial. Mas como serão 16 cidades-sede, a ideia é que cada grupo seja sediado em um local, diferentemente do que costuma acontecer atualmente. Sendo assim, a ideia é ter 16 grupos com três equipes.

Outra novidade é a distribuição de vagas para o Mundial, que contará com 16 seleções da Europa, nove da África, mais um na repescagem, seis da América do Sul e um da repescagem, o mesmo número para Concacaf e uma vaga direta para Oceania.

A única Copa do Mundo a ter mais de uma sede foi a de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul e vencida pelo Brasil. Além de ter sido o primeiro Mundial fora do eixo Américas-Europa, a Fifa resolveu utilizar os dois países para aproveitar melhor a estrutura que eles podiam oferecer, além do fato de serem países pequenos para receber 321 seleções, assim como era o Qatar. Porém, o Qatar venceu a escolha oferecendo estrutura com todos os jogos sendo realizados na capital Doha e regiões ao lado.

O Brasil voltou a ganhar uma Copa do Mundo fora do continente americano em 2002, quando deu a volta olímpica na edição dividida em sua organização por Japão e Coréia do Sul
Brasil foi campeão na única Copa disputada em duas sedes em 2002, no Japão e Coreia do Sul (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

VEJA AS CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2026

Canadá: Vancouver e Toronto
México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.
Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter