CBDA reduz número de vagas para o Mundial de 2017

A entidade culpa crise financeira pela drástica redução no número de vagas para a Seleção Brasileira

Coaracy Nunes - presidente da CBDA
CBDA anuncia oito vagas para o Mundial (Foto: Divulgação)

Escrito por

Envolvida em polêmicas nos últimos meses, a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) anunciou que apenas oito atletas serão selecionados para o Mundial de Budapeste (HUN), em 2017. Para o mundial de Kazan (RUS), em 2015, foram convocados, 25 atletas, sendo 9 mulheres e 16 homens.

A CBDA credita a diminuição no número de vagas a três fatores:

1) A indefinição até o momento do orçamento para 2017, visto que nosso principal Patrocinador acenou com uma drástica contenção e, até o momento, não foi renovado o Contrato de Patrocínio; 2) Que as próximas competições já estão definidas com a FINA; 3) Que a comunidade deve ser cientificada dos critérios de convocação para os eventos internacionais, com a devida antecedência.'

A federação afirma que os atletas serão selecionados a partir que seus resultados em provas olímpicas no Open de Natação e no troféu Maria Lenk (realizado em abril de 2017, no Rio de Janeiro).

O Open será realizado neste ano em Palhoça (SC), entre os dias 23 a 26 deste mês. Nomes como Etiene Medeiros e Felipe França estarão presentes na competição que será a primeira seletiva para o Mundial, além de nove nadadores do Mundial de Windsor (CAN).

Alguns clubes, contudo, não terão as equipes completas, como o Minas Tênis Clube, que deixou nas mãos dos atletas a decisão participar da competição.
A respeito da diminuição do número de vagas para a Seleção Brasileira, o clube afirmou que não comenta as decisões da federação.

– A posição do Clube é que não comentamos os critérios técnicos de convocação da Confederação. Esses critérios fazem parte de um novo projeto de Ciclo Olímpico e são os critérios adotados pela Confederação nesse momento. Posteriormente, podem ser alterados. Assim, não há motivos para o Clube "comentar".

Além do número de vagas, a CBDA afirmou que serão convocados três técnicos para compor a Comissão Técnica. Eles serão convocados após a escolha dos atletas.

A decisão foi tomada na última segunda-feira durante a reunião da Diretoria Técnica sobre critérios de seleção dos atletas para o Mundial e divulgada por meio de nota oficial assinada pelo presidente recentemente reintegrado, Coaracy Nunes Filho.

O Troféu Open 2016 também classificará atletas para Mundial Júnior em Indianápolis, nos Estados Unidos. A CBDA não divulgou quantos atletas serão convocados.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter