Ex-presidente declara seu amor ao Barra Mansa
- Matéria
- Mais Notícias
Um eterno apaixonado pelo Barra Mansa Futebol Clube. Este é Hyeróclio Barros, jornalista e ex-presidente do Leão. Aos 79 anos, o torcedor fanático ainda acompanha os jogos e a história do time. Em entrevista ao LANCENET!, Hyeróclio contou um pouco sobre sua passagem pelo clube e a origem de sua paixão.
- Eu fui presidente do Barra Mansa em 1988 e 1989. Sou um dos responsáveis pela existência desse estádio (Leão do Sul). Antes de ser presidente, participei de uma vice-presidência que estava começando a construí-lo. Cada pedaço desse muro teve um trabalho meu. Sou um torcedor apaixonado pelo Barra Mansa, pois conheço muito a história do clube, participei dela ativamente e hoje estou aqui, quase que octogenário, presente a esta partida, torcendo pelo Leão – ressaltou, no intervalo do jogo do Barra Mansa contra o Friburguense, na última quarta-feira.
No período em que Hyeróclio esteve no comando do Barra Mansa, não havia competições de futebol. A diretoria estava empenhada na construção do Estádio Leão do Sul.
- Eu e o grande companheiro, o saudoso Manelito Reis, nos dedicamos a construir a casa do Leão. É exatamente o estádio que temos hoje, porém reformado e, evidentemente, com algumas melhorias – afirmou.
O jornalista não esconde sua emoção e seu orgulho quando fala do prazer de torcer pela equipe do Sul do Estado.
- Esse amor vem de uma chama que crepitou no meu coração desde jovem. O Barra Mansa tinha "um senhor time" de futebol, era imbatível aqui na Região do Vale, não só o Fluminense como também o Paraíba. Então, essa chama que surgiu durante a minha mocidade, ainda palpita aqui dentro do meu coração e faz com que eu ainda venha, com muito sacrifício, assistir aos jogos – contou o ex-presidente.
Segundo historiadores, o Barra Mansa é um dos pioneiros no futebol do país e tem tradição no Rio de Janeiro. O clube já conseguiu o acesso à série A duas vezes, porém foi impedido de disputar devido a mudanças no regulamento.
- Nós estamos tentando resgatar um passado glorioso do clube. O Barra Mansa tem uma história extraordinária no futebol do estado. Fomos campeões do estadual de 1953 e vices em outras ocasiões. O que hoje nos faz esperançosos de chegar ao topo do futebol do Rio é nos espelharmos no passado, que nos fez muito conhecidos em todo o Estado, como um grande clube, um grande time e uma torcida valorosa, como é a torcida Leonina. – afirmou.
O apoio da torcida nesta briga pra alcançar o topo do futebol do Rio é fundamental. Mas o que se vê hoje, não é a mesma paixão que havia na década de 80, como conta o ex-presidente.
- São épocas diferentes. Hoje, com a tecnologia, o público fica mais arredio, evitando assistir a jogos nos estádios. Em uma quarta-feira, o estádio está com pouca assistência. É um dia impróprio para o futebol, mas eu acredito que, inclusive com esse texto que você tem em mãos, a gente motive, toque o coração do torcedor barramansense e faça com que ele se sinta participativo e venha dividir a responsabilidade, pois o sucesso, com certeza, nós alcançaremos – disse, referindo-se a um texto que ele redigiu e todos os torcedores receberam ao entrar no estádio nesta quarta-feira.
"Acredito que o passado glorioso será revivido"
O jornalista está esperançoso e confia na boa fase do clube, que poderá levar o Barra Mansa de volta à elite do futebol do Rio de Janeiro.
- Minha expectativa é a melhor possível. Acredito que esse passado glorioso será revivido e nós chegaremos á primeira divisão. Até porque, o Barra Mansa sempre foi celeiro de grandes jogadores. Nosso clube revelou grandes atletas não só para o Rio, mas também para o Brasil. Eu cito Jair da Rosa Pinto, Coronel, Joãozinho, entre outros que chegaram ao topo do futebol. Então, tenho muita expectativa vitoriosa de que chegaremos onde pretendemos chegar- concluiu.
- Matéria
- Mais Notícias















