Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio-2016 responde reclamações da ITF e afirma que ajustes no tênis ficarão prontos

Iluminação e pintura das quadras foram as principais reclamações do presidente da entidade que cuida do tênis. Arquibancadas estão com modificações

Escrito por

A sede olímpica do tênis na Barra da Tijuca segue com problemas na iluminação e na pintura da quadra. O presidente da ITF reclamou na última semana e o Comitê da Rio-2016 reconheceu e afirmou que tudo ficará pronto, em cima do laço.

Presidente da ITF, David Haggerty, reclamou, em entrevista na Suíça ao Sportaccord na semana passada, que a iluminação artificial ainda não havia sido completada assim como a pintura não havia sido trocada. O evento-teste foi realizado em dezembro e quase cinco meses depois pouco foi feito. Rodrigo Garcia, chefe de operações dos Jogos, admitiu o atraso de dois meses por conta de greve e paralisação, mas afirmou que tudo estará certo pros Jogos que largam em 5 de agosto. Uma nova visita da ITF será feita agora em maio e a iluminação nova será testada.

"Logo no começo do mês que vem, ele (presidente da ITF) vai estar aqui com a gente. No final desse mês, a gente tem um outro representante de tênis aqui também. O monitoramento das instalações é feito quase que diariamente não só pela equipe do Rio 2016 como pelo Comitê Olímpico Internacional, e pelas próprias Federações Internacionais", afirmou Rodrigo sem colocar a iluminação como grande preocupação", disse Rodrigo ao Globoesporte.com.

"Em relação à iluminação, o que houve foi um desencontro de informação. A iluminação que está lá e a iluminação que a gente vai utilizar durante os Jogos. Estou falando da arena principal, que foi a grande preocupação da Federação Internacional. A gente não utilizou durante o evento-teste porque ainda não estava no ajuste necessário e a gente não entendia que era necessário naquele momento. Depois do evento-teste, a Federação Internacional reclamou que gostaria que tivesse sido feito um teste com a iluminação. A gente vai fazer isso agora. Então a gente não vê isso como um grande problema. Tem, sim, trabalho a ser feito. A gente sabe que a obra parou durante um tempo. A gente vem trabalhando com a prefeitura e os órgão que estão administrando as obras. Existe uma nova empresa assumindo todo o trabalho que foi deixado para trás. A gente tem recebido um cronograma que atende à demanda dos Jogos. Vai ser entregue num cronograma que atende à nossa expectativa, podendo ainda fazer alguns ajustes operacionais muito próximos dos Jogos, mas sem grande risco."

Rodrigo apontou que a quadra será repintada no prazo. Foi outra reclamação apontada pelos atletas principalmente pela cor de fundo de quadra e para os fãs que assistiram a partida pela televisão sem conseguir ver a bola: "A gente tem alguns esportes que não tem problema e que a Federação Internacional não coloca restrição. Mas mesmo o tênis a gente ainda vai fazer alteração na área de competição. Vocês devem ter escutado sobre a cor da quadra. Ainda não foi repintada."

As cores da arquibancadas estão sendo trocadas e a mesma, que tem 10 mil somente na quadra central, está ganhando cores novas: "A própria arquibancada ainda não está finalizada. Foi feita uma alteração na cor dos assentos. Tudo isso foram respostas e feedback que a gente recebeu dos atletas e da Federação que a gente ainda está fazendo uma alteração em algumas instalações. Mas, sim, em algumas instalações a gente abre para a equipe brasileira. A gente tem uma semana de treinos aqui na canoagem slalom, que á aberto a todos os atletas. Quem quiser vir, vem porque já é um acordo com a Federação Internacional que solicita um número x de dias."