Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Guga e os 20 anos do título da Masters Cup e a chegada ao topo

Recorde como foi a campanha do único brasileiro que chegou ao topo do tênis em simples

Arquivo
Escrito por

Por Fabrizio Gallas - Gustavo Kuerten completa, nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, 20 anos de um de seus maiores feitos no tênis, o título da então Masters Cup, que hoje é o ATP Finals, torneio com os oito melhores do ano.

Guga teve na competição uma de suas maiores atuações e também superações. Ele competia com Marat Safin buscando o número 1 do mundo e dependia da conquista para atingir tal feito e que o russo não alcançasse a final.

A primeira rodada contra Andre Agassi,então líder do ranking, minimizou as esperanças com uma derrota e problemas nas costas. Ele jogou com proteção e acabou derrotado por 4/6 6/4 6/3.

A desconfiança era grande, mas Kuerten deu a volta por cima. Precisava vencer todos os duelos restantes. Derrotou Manus Norman, um dos seus maiores rivais, por 7/5 6/3. Na última rodada da fase de grupos passou por Yevgeny Kafelnikov por 6/3 6/4.

A semifinal contra Pete Sampras mostrou uma das randes atuações na carreira de Kuerten virando para 6/7 (7/5) 6/3 6/4 em duelo super apertado com passadas, lindas bolas próximas a rede e muita vibração após salvar um break-point no 5/4 sacando para a vitória.

A final contra Agassi era a revanche e a atuação foi perfeita. Winners de direita, de esquerda e a vitória contundente por um triplo 6/4. Um de seus melhores jogos na carreira. O título, o choro, o abraço e beijo na mãe Alice e a bandeira do Brasil na cerimônia do troféu em plena Lisboa, em Portugal. Festa brasileira e o número 1 pela primeira vez confirmado no dia 4 de dezembro onde ficou por 43 semanas.