Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Americano elimina Djokovic em Wimbledon e impede feitos do sérvio

Sérvio não perdia antes das quartas de final em Grand Slam há sete anos

Djokovic (Foto: THOMAS SAMSON/AFP)
Escrito por

A maior zebra de Wimbledon e talvez a maior da temporada. Número 1 do mundo, com trinta vitórias de Grand Slams seguidas, Novak Djokovic foi eliminado, neste sábado, na terceira rodada do torneio diante do americano Sam Querrey, 41º do mundo.

O americano precisou de pouco mais de três horas para superar o tricampeão do torneio e vencedor das duas últimas edições por 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (8/6) 6/1 3/6 7/6 (7/5) na quadra 1 do All England Club.

Nole vinha de seu primeiro título em Roland Garros e buscava dois feitos na temporada, o quinto Slam seguido, jamais conseguido na Era Aberta iniciada em 1969, e tentava no ano o Calendar Grand Slam, vencer os quatro Majors seguidos no ano, algo conquistado por somente dois tenistas (Rod Laver e Bon Budge) e conquistado pela última vez por Laver em 1969.

Querrey, por sua vez, vence um número 1 pela primeira vez na carreira.

Nas oitavas de final, Querrey encara o francês Nicolas Mahut, que venceu o compatriota e companheiro nas duplas Pierre Herbert. O francês e o norte-americano se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas foram vencidas por Mahut, a última delas na grama da semifinal do ATP de 's-Hertogenbosch, na Holanda, em 2015.

O jogo

Nesta sexta-feira, após a batalha de Venus Williams, na Quadra 1, Djokovic e Querrey entraram em quadra para o que seria 1h12 de disputa em que o sérvio cometeu muitos erros e parou no constante e agressivo saque do norte-americano, algoz de Thomaz Bellucci, que não deu chances a Djokovic, que se viu obrigado a disputar um tiebreak, onde o norte-americano foi mais agressivo e menos errático.

No segundo set, Querrey conquistou a quebra de saque no quarto game, após forçar devolução e pressionar Djokovic que cometeu os erros, e usou a mesma tática para conquistar nova quebra no sexto game. Ao sacar para a parcial com 5/1 no placar, Querrey viu a chuva retornar, fechou o set e o árbitro decidiu paralisar a partida, que menos de meia hora depois foi cancelada junto com todas as partidas de quadras externas do complexo.

Na manhã deste sábado a partida foi retomada sob ameaça de chuva. Firme e com uma postura mais agressiva, Djokovic conquistou duas quebras de saque, fez 4/0 e viu a partida ser paralisada ais uma vez em virtude da chuva. A partida foi retomada duas horas após sua suspensão e firme, Djokovic confirmou, fez 5/0 no placar e viu o adversário ensaiar uma reação confirmando seu saque e devolvendo uma das quebras quando o sérvio sacou pela primeira vez no set no sétimo game. Forçando o erro de Querrey, Djokovic fechou o terceiro set.

Na sequência da partida, com 1/1 no placar, os tenistas viram a partida ser novamente interrompida e voltar 15 minutos depois. Dali em diante, o jogo ficou apertado. Djokovic precisou salvar três breakpoints no sexto game, outro no oitavo game e conquistou a quebra de saque no nono game jogando toda a pressão pra cima de Querrey, que por sua vez não se intimidou, firme na devolução movimentou o sérvio e conquistou a quebra de saque, venceu seu saque e viu a partida ser interrompida com 6/5 no placar novamente pela chuva. A parada durou mais 55 minutos. No retorno, Djokovic foi firme no saque e forçou a ida da partida para o tiebreak.

Ali, o norte-americano esteve em desvantagem com mini-quebra abaixo em duas oportunidades, mas manteve-se próximo no placar, confirmou seus saques e abriu 6/4 no placar, viu o sérvio salvar um match-point com ace e entregar o segundo em erro no forehand.