Da trilha ao caiaque: Paraty (RJ) é paraíso dos esportistas

A cidade histórica de Paraty é um destino certo para quem gosta de praticar esportes
A cidade histórica de Paraty é um destino certo para quem gosta de praticar esportes (Foto: divulgação)

Escrito por

Stand up, caiaque, canoa havaiana, vela, mergulho, natação, trilhas de bike ou a pé, e até mesmo um city running tour são atividades possíveis em Paraty. Além de concentrar belas paisagens de mar e montanha, a cidade histórica do litoral fluminense se consolida como um destino certo para quem gosta de praticar esportes.

“Paraty é um playground para esportistas”, afirma o consultor de experiências Gabriel Toledo, da agência Néctar Experience. As opções se multiplicam porque a cidade oferece atividades em terra e mar. “A baía fechada, protegida do vento, é propícia para esportes aquáticos, incluindo vela, em parceria com o Instituto Náutico local”.

De acordo com Félix Jorge, gerente de relacionamento da Pousada do Sandi, localizada no Centro Histórico de Paraty, o crescimento da procura por hóspedes que pretendem fazer atividades esportivas na região é expressivo.

“Buscamos dar todo suporte necessário para este público que deseja aproveitar todo o potencial da região. Para dezembro, incluindo janeiro e fevereiro, já estamos com 50% dos quartos reservados para hóspedes que já garantiram passeios que envolvam atividades esportivas”, declara o gestor.

Roteiros Trail Run ou Bike Tour

Em terra, as possibilidades abrangem trilhas a pé ou de bike, de diversos níveis, que também podem passar por praias e cachoeiras. “Nos roteiros Trail Run ou Bike Tour, a ideia é sair do asfalto e explorar a floresta. Podemos caminhar pela mata, subir um morro, ver a vista lá em cima, e na volta tomar um banho de cachoeira”, revela o consultor.

City Running Tour

O menu de atividades esportivas é extenso. Uma delas é o City Running Tour, uma corrida de 5 quilômetros, em ritmo leve, pelo perímetro urbano de Paraty, passando por algumas das principais atrações da cidade e seu entorno.

Do Centro Histórico, os corredores sobem uma ladeira até o Morro do Forte, onde podem apreciar a vista panorâmica da Baía de Paraty e as praias da cidade. “Passamos também pelo mangue e fazemos uma visita a Toca do Cassununga, sítio arqueológico dos índios primitivos da região”, conta o consultor de experiências.

Bike Running Tour

O Bike Running Tour, por sua vez, abrange as praias do Pontal e Jabaquara, além de pontos imperdíveis da cidade, antes de seguir para uma cachoeira no meio da mata. A maior parte do percurso (de cerca de 25 km) é plana, com alguns pontos de subida, para animar e desafiar um pouquinho.

Para quem prefere trilhas a pé, vale lembrar que Paraty é um dos últimos redutos de Mata Atlântica do Brasil, com sua riquíssima flora e mais de 500 espécies de aves, das 2 mil existentes no país. Ou seja, um prato cheio para quem curte Birdwatching. “As trilhas podem incluir a observação de aves, em roteiros customizados de acordo com as preferências do visitante”, destaca Toledo.

Há percursos que levam a praias belíssimas ou terminam em picos com vistas memoráveis. A trilha da Praia do Sono, por exemplo, conduz a uma das praias mais belas de Paraty, a partir de uma caminhada leve, de pouco menos de 4 quilômetros, toda coberta pela copa das árvores. Dá para esticar até a praia da Ponta Negra, por mais 5 quilômetros, curtir um almoço caiçara e depois regressar a Paraty de barco.

Para quem gosta de desafios, a trilha para o Pico do Mamanguá é de tirar o fôlego. Exige cerca de 45 minutos de caminhada morro acima. A visão do único “fiorde tropical” do Brasil, a 500 metros de altitude, faz o esforço valer a pena.

“O esporte abre novas possibilidades em um mesmo destino. Você vai suar um pouquinho, mas vai conhecer Paraty por ângulos diferentes”, finaliza Gabriel Toledo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter