Contagem regressiva: Faltam oito meses para os Jogos Olímpicos de 2016
Enquanto mais atletas se classificam para a Olimpíada, Marcelo Melo se firma como um dos melhores do tênis nas duplas

- Matéria
- Mais Notícias
A cada mês, mais atletas brasileiros conseguem confirmar uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, Marcelo Melo terminou sua melhor temporada nas duplas ao assumir a primeira colocação no ranking mundial e se firmando como um dos favoritos a uma medalha olímpica, ao lado de Bruno Soares, com quem disputa as partidas da Copa Davis. E novos eventos-teste foram realizados no Rio. Confira:
TÊNIS

No topo
Marcelo Melo se firmou como o principal tenista do Brasil na atualidade. Após levar o título do Grand Slam de Roland Garros em maio, o atleta assumiu a primeira colocação do ranking da ATP nas duplas, no dia 2 de novembro. O último brasileiro ser o principal do mundo no tênis tinha sido Gustavo Kuerten, mas em simples. Melo teve uma temporada brilhante em 2015, ao conquistar seis títulos: Roland Garros, Masters 1.000 de Paris, Masters 1.000 de Xangai, ATPs 500 de Viena, Tóquio e Acapulco. Agora, a expectativa é repetir o bom desempenho no próximo ano. Na Rio-2016, vai atuar ao lado de Bruno Soares, com chances de medalha.
VELA

A vaga é deles!
Mais uma dupla brasileira assegurou a classificação para os Jogos de 2016, na vela: Marco Grael e Gabriel Borges ficaram com a vaga na classe 49er. Os brasileiros levaram a melhor na disputa com Dante Bianchi e Thomas Lowbeer por terem ficado melhor classificados no Sul-Americano e no Mundial, ambos disputados em Buenos Aires, na Argentina. Nesse mesmo Mundial, aliás, Martine Grael e Kahena Kunze, já garantidas na Olimpíada, foram vice na 49erFX.
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Salto para os Jogos
Rafael Andrade vai ser o representante do Brasil na Olimpíada de 2016 na ginástica de trampolim. Aos 29 anos, o goiano ficou com a vaga destinada ao país sede Campeonato Mundial de Odense, na Dinamarca, ao ser o melhor classificado na disputa: 36 posição.
OUTROS FATOS PARA RELEMBRAR:
Eventos-teste
Novembro foi um mês com diversos eventos-teste para os Jogos Olímpicos de 2016. Na segunda quinzena, quatro modalidades tiveram disputas no Rio de Janeiro: tênis de mesa, hóquei sobre a grama, badminton e canoagem slalom. Todos foram bem avaliados, mas com algumas ressalvas, como: iluminação (tênis de mesa), ventilação (badminton), irrigação dos campos (hóquei sobre a grama).
Mundiais
Além dos eventos-teste, novembro teve a disputa de alguns mundiais: das classes 49er, 49erFX, Finn e Laser, na vela; de levantamento de peso; e de ginástica de trampolim. O melhor desempenho entre os brasileiros ficou com Martine Grael e Kahena Kunze, vice-campeãs na 49erFX, em Buenos Aires (ARG). Na Finn, Jorge Zarif, campeão do mundo em 2013, terminou na sétima colocação.
- Matéria
- Mais Notícias