Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Búlgara campeã mundial paralímpica é suspensa por doping

Medalhista de ouro no arremesso de peso em Doha-2015, Stela Eneva leva pena de quatro anos após ser flagrada pelo uso de oxandrolona

Stela Eneva está suspensa por quatro anos e não vai participar dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (Foto: AFP)
Escrito por

Não é apenas o esporte olímpico que tem sofrido com diversos casos de doping. Nesta quinta-feira, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou a suspensão da búlgara Stela Eneva por quatro anos após ela ter sido flagrada em um exame antidoping. Assim, a atleta está fora da Paralimpíada do Rio de Janeiro, a partir de 7 de setembro.

Stela foi pega pelo uso de oxandrolona, um um esteroide anabolizante, durante o Mundial de Atletismo Paralímpico, em 23 de outubro do ano passado, em Doha, no Qatar. Na ocasião, a competidora da categoria F57 (para quem compete em cadeiras) conquistou a medalha de ouro na prova do arremesso de peso.

A punição da búlgara é válida de 4 de dezembro de 2015, data em que ela foi notificada sobre o caso e suspensa provisoriamente, até 3 de dezembro de 2019. Além disso, todos os resultados obtidos por ela a partir do dia do teste foram anulados, inclusive o do título mundial.

Assim, os resultados do arremesso de peso no Mundial de 2015 foram alterados. Agora, a medalha de ouro ficou com a mexicana Angles Ortiz Hernandez, a prata terminou com a alemã Ilke Wyludda, e o bronze acabou com a argelina Nassima Saifi.

Stela também perdeu a segunda colocação na prova do lançamento de disco.