Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CX10 joga 90 minutos e tem novo desafio: tempo menor de descanso

Clube conseguiu fazer o meia evoluir bem em jogos com intervalo longo. Agora, terá de achar a 'fórmula' para deixá-lo em boas condições com duelos aos meios e fins de semana

Cleiton Xavier durante treino na Academia (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Pouco menos de um ano depois de ficar em campo do início ao fim da vitória por 1 a 0 sobre o ASA-AL, em Londrina, pela Copa do Brasil de 2015, Cleiton Xavier voltou a disputar os 90 minutos de uma partida. Apesar da derrota por 2 a 1, o jogo contra a Ponte Preta representa uma evolução para o camisa 10, que recentemente ficou oito meses sem jogar futebol devido a lesões. Foi a segunda vez que ele completou uma partida desde que retornou ao Verdão.

É justamente por esse histórico de problemas musculares que a comissão técnica terá atenção extra com Cleiton a partir desta segunda-feira, quando o elenco inicia a preparação para enfrentar o Fluminense, na quarta.  Será o início de uma maratona: no domingo seguinte tem clássico com o São Paulo, na quinta o adversário será o Grêmio e no outro domingo o Flamengo.

O meia tem um cronograma individualizado para evitar novas lesões e respondeu muito bem nas últimas semanas: ele participou dos últimos três jogos do time, cada vez ficando por mais tempo em campo, mas o desafio agora é maior, devido ao período de apenas três dias entre um jogo e outro.

É certo que Cleiton fará trabalhos regenerativos nesta segunda. Dependendo do resultado de suas avaliações físicas, que incluem a medição do índice da enzima CK (indica desgaste muscular) e termografia (verifica fadiga de acordo com a temperatura), Cleiton pode ser poupado do treino de terça e, na pior das hipóteses, ser preservado do jogo. O provável, porém, é que jogue e seja substituído.

A reação do jogador ao ritmo de "quarta e domingo" ainda é uma incógnita para os profissionais do Verdão. Com tempo maior entre os duelos, eles conseguiram dosar bem a carga de trabalhos no gramado, que são as atividades que submetem os músculos e tendões a impacto, desgastando mais. Para minimizar isso, ele intercala esses exercícios com trabalhos na piscina, na caixa de areia ou na sala de musculação.

A EVOLUÇÃO DE CLEITON XAVIER

Palmeiras 4 x 0 River Plate (URU)
O retorno do meia após o período de lesões foi no dia 14/4. Jogou os últimos 33 minutos da goleada.

Palmeiras 2 x 0 São Bernardo
Meia ficou no banco, mas não entrou. Jogo aconteceu apenas quatro dias depois do confronto com o River. 

Santos 2 x 2 Palmeiras
Dez dias depois de jogar contra o River, Cleiton Xavier jogou os últimos 31 minutos da semifinal do Paulistão na Vila Belmiro. Começou a sequência atual.

Palmeiras 4 x 0 Atlético-PR
Foram 19 dias de intervalo entre um jogo e outro, o que permitiu que o atleta fosse titular pela primeira vez no ano. Deu duas assistências, foi o melhor em campo e suportou 70 minutos.

Ponte Preta 2 x 1 Palmeiras
Com uma semana de intervalo, Cleiton Xavier foi titular pela segunda vez seguida e conseguiu jogar os 90 minutos.

Palmeiras x Fluminense
Depois de jogar no sábado, time volta a campo na quarta. Intervalo menor faz a evolução de Cleiton ser uma incógnita.