Olimpíada

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Basquete: Estados Unidos confirmam favoritismo e conquistam o ouro nos Jogos Olímpicos

Kevin Durant é fundamental para a vitória por 87 a 82 sobre a França. Jaysom Tatum também fez boa partida, enquanto Rudy Gobert foi o cestinha dos europeus

Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro no basquete masculino (Foto: AFP)
Escrito por

Os Estados Unidos se sagraram campões olímpicos do basquete em Tóquio. Em final disputada contra a França, o time comandado por Gregg Popovich venceu a equipe europeia por 87 a 82. Destaques para Kevin Durant e Jaysom Tatum foram os destaques, com 29 e 19 pontos, respectivamente. É a 16ª medalha de ouro do basquete norte-americano em Jogos Olímpicos.

+ Prometeu e cumpriu! Isaquias Queiroz é ouro no C1 1000m da canoagem

O primeiro quarto teve os primeiros 10 minutos bastante equilibrados, com placar de 22 a 18. Kevin Durant foi destaque do time norte-americano, enquanto Rudy Gobert teve os principais lances da equipe francesa. Com apenas 15 minutos de jogo, o ala do Brooklyn Nets já somava 19 pontos.

+ Bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze retornam ao Brasil: 'Sensação de dever cumprido'

No segundo quarto, o equilíbrio se manteve, com os Estados Unidos ainda na frente, com 44 a a 39. Durant foi para o intervalo com 21 pontos, enquanto Jayson Tatum somou 11 pontos e quatro rebotes. Pelo lado francês, Gobert aumentou os números para 13 pontos e sete rebotes.

+ Recorde histórico batido! Confira as medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Evan Fournier era até ali o segundo melhor pontuador dos europeus, com 11 pontos. Na volta do intervalo, a equipe norte-americana abriu vantagem de oito pontos e fechou o terceiro quarto em 71 a 63, com Durant aumentando os números para 27 pontos e Tatum, para 16.

O último quarto foi de bastante emoção para os dois lados. A França conseguiu trazer a diferença para apenas três pontos com boas jogadas de Fournier e Ntilikina, mas os Estados Unidos abriram de novo com cestas decisivas de Jrue Holiday e Damian Lillard e abriram 10. Nos segundos finais, a França ameaçou pressão, mas não evitou a derrota por 87 a 82. Das 20 edições do basquete em Olimpíadas, os Estados Unidos deixou de ganhar o ouro apenas em quatro.