Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeiro dia do Mundial de Atletismo conta com presença verde e amarela

O brasileiro Paulo Sergio dos Santos Oliveira faz a qualificação do salto em distância na primeira rodada da competição londrina

Paulo Sergio  é o primeiro brasileiro a entrar em ação no Mundial de Atletismo (CBAt Divulgação)
Escrito por

Com cerca de dois mil atletas de 205 países, começa, nesta sexta-feira, a 16ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Londres (ING). O palco das provas será o Estádio Olímpico, e contará, no primeiro dia, com oito provas. A cerimônia de abertura será às 14h (horário de Brasília) e as competições iniciam uma hora depois. 

As grandes atrações serão o jamaicano Usain Bolt, que fará a preliminar dos 100m e o britânico Mo Farah, que disputa a final dos 10.000m. Ambos os atletas prometem se aposentar este ano. O primeiro dia também contará com o brasileiro Paulo Sergio dos Santos Oliveira, que fará a prova de qualificação do salto em distância a partir das 15h30 (horário de Brasília).

Paulista de Buritama, 24 anos de idade, sendo dez deles dedicados ao atletismo, Paulo Sergio afirma que está confiante.

- Venho treinando bem e vou lutar para chegar à final - disse o atleta.

- O treinador dele (Aristides Junqueira) me informou que o Paulo está numa boa fase - confirmou o treinador-chefe da equipe, Carlos Cavalheiro.

A melhor marca de Paulo este ano é 8,05m e seu recorde pessoal é 8,13m. Ele está no Grupo B e o sul-africano Ruswahl Samaai é quem tem a melhor marca na temporada, com 8,49 m. O melhor de todos os inscritos é outro saltador da África do Sul: Luvo Manyonga, que fez 8,65 m este ano. 

Para garantir sua classificação à fase seguinte, o brasileiro terá que repetir o salto de 8,05 m, que já fez este ano, ou ficar entre os 12 melhores na qualificação geral. A prova final está marcada para este sábado, a partir das 16h05 (horário de Brasília).

O tempo está instável na capital britânica. Nos dois últimos dias choveu, ventou e fez frio. O serviço de meteorologia espera que o tempo melhore já a partir desta sexta-feira. O Mundial tem duas novidades nesta edição: pela primeira vez as disputas começam na sexta-feira, pois normalmente o sábado é o primeiro dia, e uma nova prova entrou no programa (os 50 km marcha atlética feminina). Agora o programa completo tem 48 provas finais, 24 para homens e 24 para mulheres.

O adeus de Usain Bolt

Como já dito pelo próprio atleta, o Mundial de Londres será a despedida de Usain Bolt. Aos 30 anos, o Raio fará nos 100m e o revezamento 4x100m suas últimas aparições no alto rendimento.

O homem mais rápido do mundo inicia seu "adeus" nesta sexta-feira, com a classificatória para os 100m. A semifinal e a final ocorrem neste sábado.

Confira todas as aparições do Raio no Mundial de Londres

Sexta-feira (4)
​16h20: classificatória dos 100m

Sábado (5)
​15h05: semifinal dos 100m
​17h45: final dos 100 metros 

Sábado (12)
​6h55: classificatória do revezamento 4x100 metros 
17h50: final do revezamento 4x100 metros