Brasil estreia no tênis de mesa com vitórias e medalhas asseguradas

As três duplas brasileiras vencem neste domingo e passam às semifinais do tênis de mesa, o que já garante o bronze. Torneios individuais começam nesta segunda-feira

Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi tênis de mesa pan
Gustavo Tsuboi  e Bruna Takahashi estão na semifinal de duplas mistas (Foto: Washington Alves/COB)

Escrito por

Primeiro dia, três medalhas garantidas. O tênis de mesa do Brasil estreou nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru,  neste domingo, com o pé direito e já está nas semifinais de duplas mistas, duplas femininas e duplas masculinas. Como o esporte dá medalha para os perdedores das semifinais, o país já assegurou, pelo menos, três bronzes. 

Mas os mesa-tenistas querem mais. Nesta segunda-feira, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi disputam a vaga na final, 12h, contra os porto-riquenhos Brian Afanador e Adriana Diaz, nas duplas mistas. A briga pelo ouro será ainda nesta segunda-feira, às 22h45.  Nas duplas masculinas e feminias, Hugo Calderano/Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi/Jessica Yamada disputam as semifinais de duplas masculinas e femininas, respectivamente, também nesta segunda.

A vida de Gustavo e Bruna nas duplas mistas não foi totalmente tranquila, apesar das duas vitórias. Na primeira partida, das oitavas, contra os venezuelanos Marco Vargas e Neridée Niño, começaram mal o jogo, mas se recuperaram e venceram por 4 a 2 (7/11, 11/4, 8/11, 11/4, 11/4 e 11/5).

No segundo jogo, a facilidade foi bem maior contra os mexicanos Marcos Madrid e Yadira Silva. Muito mais pela competência dos brasileiros, bem menos nervosos que na estreia e conseguindo impor o ritmo desejado. A vitória por 4 a 1 (11/3, 11/3, 8/11, 11/4 e 11/8) foi consequência natural.

Bruna não teve tempo sequer de comemorar a classificação. Saiu de uma mesa e foi para a outra, onde estreou no torneio de duplas feminino, nas quartas de final, ao lado de Jessica Yamada. Vitória sobre as dominicanas Esmerlyn Castro e Yasiris Ortiz, por 4 a 1 (11/9, 11/8, 11/4, 17/19 e 11/9). A semifinal será contra as porto-riquenhas Adriana Diaz e Melanie Diaz, às 20h15. A disputa do ouro será na próxima terça-feira, às 21h. 

- Foi bem cansativo. O jogo de duplas com melhor de sete é muito longo. Amanhã tem outra maratona, começa o individual e será bem cansativo novamente. Mas estamos preparadas, viemos aqui buscar os títulos - comentou Bruna. 

Tsuboi teve apenas uma hora de intervalo entre um jogo e outro. Ele estreou, também com vitória, no torneio de duplas masculino, nas quartas de final, ao lado de Hugo Calderano. Os adversários foram os cubanos Jorge Campos e Andy Pereira, batidos em uma virada espetacular, por 4 a 3 (9/11, 8/11, 12/14, 11/9, 11/8, 11/5 e 11/9). Na semifinal, assim como nas duplas mistas e femininas, os adversários serão porto-riquenhos Brian Afanador e Daniel Gonzalez, às 21h.

Individual
A competição individual começa hoje para homens e mulheres. Jessica Yamada é a primeira a ir para a mesa, às 13h45, quando enfrenta a cubana Daniela Fonseca. Bruna Takahashi joga logo depois, às 14h30, contra a equatoriana Nathaly Paredes. Os dois jogos são válidos pela primeira fase, que já antecede as oitavas de final. No masculino, Gustavo Calderano e Hugo Tsuboi estreiam, contra adversários ainda desconhecidos, às 18h. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter