João Fonseca lutou, teve break points (4, ao todo) nos três sets, mas acabou se despedindo na segunda rodada do US Open nesta quarta-feira (27). Méritos para o tcheco Tomas Machac, de 24 anos e 22º do mundo, que fechou todas as portas para o brasileiro, na vitória por 7/6 (4), 6/2 e 6/3.
➡️ João Fonseca manda recado após eliminação no US Open
➡️ Djokovic bate recorde de Federer com nova vitória no US Open
João Fonseca, de 19 anos, buscava igualar sua melhor campanha em Grand Slams, a terceira rodada, fase alcançada em Roland Garros e Wimbledon. Apenas no Aberto da Austrália que João Fonseca havia parado na segunda rodada.
➡️ Homenagem a Djokovic rende mudança em logomarca; entenda
➡️ Na raça, Bia Haddad vence a estreia no US Open
Nesta quarta, João Fonseca começou a partida com um ace. Sem quebras, o brasileiro fez 4/3. Na sequência, Machac confirmou e empatou novamente: 4/4. Machac, sacando em 4/5, salvou, com um ace, o primeiro break do jogo, que era um set point. A parcial foi para o tiebreak. Com um minibreak, o tcheco abriu 3/1 e 4/2. Mas, como uma passada incrível na paralela, de backhand, o brasileiro devolveu o minibreak e fez 3/4. João Fonseca errou um voleio de esquerda no ponto seguinte, e o rival fez 5/3. Depois, Machac fechou a parcial em 7/4 no tiebreak.
No segundo game da parcial seguinte, o tcheco teve seus dois primeiros breaks na partida. O jovem carioca salvou o primeiro com um ace, e o segundo com um erro de voleio do adversário. Mas, nesse mesmo game, com um erro não-forçado de João Fonseca, Machac conquistou a primeira quebra do jogo e fez 2/0. No game seguinte, com ótimos primeiros saques, o tcheco salvou mais dois breaks e abriu 3/0. Dois games depois, fez 4/1. Sem ser ameaçado, o 21º favorito sacou para abrir 5/2. Não satisfeito, Machac conquistou nova quebra em seguida e fechou mais uma parcial.
O número 22 do mundo começou o terceiro set confirmando o serviço, e João Fonseca fez o mesmo em seguida. No terceiro game, o tcheco salvou mais um break. Sacando em 1/2, foi a vez do brasileiro salvar novo break. Porém, dois games depois, o carioca não resistiu e cedeu nova quebra. Em seguida, Machac abriu, novamente, 5/2. O número 1 do Brasil sacou na sequência e seguiu vivo na partida. Mas, no game seguinte, Machac aproveitou o segundo match-point e finalizou o jogo.
Tal como o pupilo do técnico Guilherme Teixiera, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club, o tenista da República Tcheca venceu, em 2025, seu primeiro ATP. Se o brasileiro (o mais jovem do país a conquistar tal feito) triunfou em Buenos Aires, em fevereiro, o rival se sagrou campeão de Acapulco, na quadra rápida, mesmo piso do US Open (vídeo abaixo):
➡️Alcaraz é o tenista mais bem pago do mundo; veja lista
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Na terceira rodada em Nova York, o algoz do brasileiro deve duelar com Jakub Mensik, de 19 anos e 16º do mundo, que é favorito contra o francês Ugo Blanchet (184º). Em dezembro, João Fonseca derrotou o jovem tcheco na terceira rodada da fase de grupos do NextGen Finals, na Arábia Saudita, numa batalha de cinco tiebreaks.
João Fonseca buscava a sexta vitória contra top 30 em 2025
O carioca, de 19 anos, buscava a sexta vitória contra um top 30 na temporada.
Abaixo, as cinco primeiras:
Alejandro Davidovich Fokina (ESP, 18º) - segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati.
Hubert Hurkacz (POL, 28º) - Estreia de Roland Garros.
Ugo Humbert (FRA, 20º) - Segunda rodada do Masters 1000 de Miami.
Francisco Cerundolo (ARG, 28) - Final do ATP 250 de Buenos Aires.
Andrey Rublev (RUS, 9º) - Estreia do Aberto da Austrália.
➡️ Europeus reagem à partida de João Fonseca no US Open: ‘Fora de controle’