seleção caribenha de basquete não chega a tempo e é declarada derrotada por W.O. para o Brasil

seleção caribenha de basquete não chega a tempo e é declarada derrotada por W.O. para o Brasil (Foto: FIBA)

LANCE!
16/09/2018
12:19
Goiânia (GO)

Previsto para este domingo, o jogo entre Brasil e Ilhas Virgens, em Goiânia, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete, não vai ser realizado. Depois de encarar problemas para conseguir o visto de entrada em solo brasileiro, a seleção caribenha acabou perdendo a conexão em Bogotá e não chegará a tempo para a partida, marcada para às 21h, na Arena Goiânia.

Desta forma, a Seleção Brasileira masculina entra na quadra nesta noite apenas para realizar o protocolo oficial, quando será declarada a vencedora da partida por W.O, com o placar de 20 a 0, como previsto pelo regulamento geral da Federação Internacional de Basquete.

O resultado simboliza a primeira vitória do Brasil na segunda fase das eliminatórias e deixa a equipe no terceiro lugar da chave F, atrás apenas do Canadá e da Venezuela. Por outro lado, a seleção de Ilhas Virgens deve ser eliminada da competição, fazendo com que todas as partidas que ainda seriam disputadas pela equipe tenham o time adversário declarado como vencedor também pelo placar de 20 a 0.

Com a definição da vitória por W.O, a Seleção Brasileira não realiza o treino que estava previsto para às 11h deste domingo e os jogadores serão liberados pela comissão técnica para seguirem seu calendário normal, já que estão em início de temporada no Brasil e na Europa. A equipe verde e amarela volta à disputa das Eliminatórias Fiba para a Copa do Mundo no dia 30 de novembro, quando recebe a República Dominicana em casa.

Depois, no dia 2 de dezembro a Seleção pega o Canadá, novamente com o mando de quadra. As duas partidas ainda não têm local definido, mas é provável que sejam realizadas em São Paulo. Em seguida, a seleção joga a partida final diante da República Dominicana, fora de casa, em fevereiro.

Como não terá primeiro confronto, o jogo de volta contra as Ilhas Virgens também será computado como W.O. A competição garante que as três primeiras seleções de cada grupo avancem para a Copa do Mundo em 2019. O melhor quarto colocado também. Além de Brasil, Ilhas Virgens e Canadá, o Grupo F tem EUA, México, Panamá, Uruguai, Argentina e Porto Rico.