Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Giovani dos Santos e Jenifer Silva lamentam cortes do Bolsa-Atleta

Melhores colocados da Corrida e São Silvestre entre os brasileiros criticam postura de Michel Temer e ainda afirmam que falta de estrutura prejudica no rendimento

Giovani dos Santos lamenta cortes no Programa Bolsa-Atleta (Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena)
Escrito por

Após a última corrida do ano, a São Silvestre, os brasileiros, Giovani dos Santos e Jenifer Silva criticaram a postura do presidente Michel Temer, nos últimos dias. Isto porque o presidente, ao fim de seu Governo, resolveu cortar verba do programa Bolsa-Atleta. Os melhores colocados pelo Brasil e que ficaram em oitavo lugar em sua respectivas categorias lamentaram.

- O Brasil está precisando de mais apoio. A gente precisa se unir mais, principalmente a própria CBAt. Por exemplo, levar os cinco melhores brasileiros para treinar na altitude. Para que a gente possa treinar e chegar bem na São Silvestre. os africanos sempre estão treinando em grupo e isso faz a diferença. Muita gente vê o Giovani no pódio, mas não sabe que eu sempre treino no asfalto, na estrada de terra. Só eu e Deus - comentou ao Globo Esporte. 

A fundista relacionou a falta de estrutura com ao longo tempo de títulos conquistados. No masculino, o último vencedor foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010. No feminino, um triunfo não vem desde 2006.

- Fizeram perguntas do porquê de os brasileiros não terem nível técnico para ganhar a São Silvestre. Falta um pouco de apoio nas categorias de base. Hoje está bem difícil. Ultimamente, a gente só está tendo notícia ruim. O Bolsa Atleta, que ajudava muito, vai ser cortado pela metade e isso é muito ruim. É uma parte que ajudava a gente a complementar nosso trabalho. estamos precisando urgentemente de apoio. Com meu resultado, eu fico muito feliz, satisfeita. Mas essas outras questões que rodeiam deixam a gente triste, sim - disse a corredora ao Globo Esporte. 

Na manhã deste domingo, o pódio ficou por conta de africanos. No masculino, o etíope Belay Bezabh superou o bicampeão Dawitt no circuito, com 50min05s. Pelo outro lado, a queniana Sandrafelis Tuei fez prova de recuperação e conquistou troféu.