Maratonistas passam diante da Igreja da Candelária. Maratona 2020 será mais rápida. (Divulgação)

Maratonistas passam diante da Igreja da Candelária. Maratona 2020 será mais rápida. (Divulgação)

Iúri Totti
17/01/2020
09:16
Corrida Informa

Como antecipamos em novembro, o percurso da Maratona do Rio 2020 será, pela primeira vez em seus 17 anos, totalmente plana. A organização da prova confirmou nesta quinta-feira (16/1) por onde os maratonistas passarão no dia 14 de junho.

Por causa da interdição da Avenida Niemeyer - que completou nove meses recentemente - a Maratona, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá na Zona Sul e no Centro do Rio. A largada e chegada continuam em frente à Praça Cuauhtemoc, no Aterro do Flamengo. A novidade deste ano é a retirada do Túnel Rio 450, que sem sua descida e subida, tornam a maratona plana e, por consequência, mais rápida.

Os maratonistas largarão em direção ao Centro, passando pela Praça XV, Rua 1º de Março, 1º Distrito Naval, Museu do Amanhã, na Praça Mauá, seguindo pelo Boulevard Olímpico até o AquaRio. Dali, os participantes retornam pela Via Binário, seguem pela Avenida Venezuela até entrar na Avenida Rio Branco. Vão passar em frente à Igreja da Candelária, pegarão depois a Rua 1º de Março, contornarão o Museu Histórico Nacional, retornando ao Aterro para irem até o Leblon. Eles farão o retorno e seguirão até o Leme para voltar ao Aterro do Flamengo.

- Pensamos sempre no bem-estar dos nossos atletas, amadores ou não - afirma João Trave, diretor da Spiridon Eventos, sócio da Dream Factory na organização da Maratona. - A nossa ideia com as mudanças no percurso, agora, linear, plano e rápido, é tornar a prova ainda mais agradável. Essa mudança certamente vai impactar diretamente o tempo final da prova. Esperamos que o público goste.

Para Claudio Romano, CEO da Dream Factory, a decisão de não esperar a liberação da Avenida Niemeyer pela Justiça tem como objetivo garantir a segurança do público e a necessidade de os atletas começarem a preparação da corrida.

As inscrições para a Maratona do Rio, Meia Maratona, no dia 13 de junho, e Desafio Cidade Maravilhosa, que reúnes as duas provas, estão abertas. Em breve, serão abertas as de 10km, 5km e Maratoninha Gloob.