Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI retira mais três medalhas olímpicas por doping

Dois lutadores e uma atleta de levantamento de peso foram testaram positivo para esteroides anabolizantes

COI já descobriu 110 casos de doping em Pequim-2008 e Londres-2012 (Foto: Pedro Martins/AGIF/Lancepress!)
Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou, nesta quarta-feira, as medalhas de dois lutadores e uma atleta do levantamento de peso após a reanálise das amostras de Pequim-2008 e Londres-2012. Os esportistas testaram positivo para esteroides anabolizantes. 

Na luta livre, o campeão olímpico em até 120 kg, o usbeque Artur Taymazov e o ucraniano Vasyl Fedoryshyn, medalha de prata na categoria até 60kg, terão que devolver suas medalhas ao COI e ver seus resultados serem anulados.

No levantamento de peso, a russa Svetlana Tzarukaeva, medalhista de prata em Londres-2012, também terá será obrigada a devolver sua conquista. Com a desclassificação, a canadense Christine Girard (terceira colocada) ficará com o ouro na categoria até 63kg, já que a campeã da prova, a casaque Maiya Maneza, foi desclassificada no ano passado por doping. O pódio deve ser completado pela búlgara Milka Maneva e a mexicana Luz Acosta.

Até o momento, 65 sanções foram impostas aos atletas de Pequim-2008, com 40 delas envolvendo medalhistas. Em Londres-2012 são 45 sanções, sendo 20 medalhistas, incluindo quatro russos investigados como resultado do Relatório McLaren, feito para a Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), denunciando casos de doping. O COI armazena as amostras dos atletas por dez anos e já reavaliou mais de mil.