MONTAGEM - Palacios e Barrios

Exequiel Palacios e Wilmar Barrios, joias que têm chamado a atenção da Europa (Fotos: Reprodução/Instagram e AFP)

Stéphany Afonso
08/12/2018
08:00
Buenos Aires (ARG)

Neste domingo, o Santiago Bernabéu sediará a partida de volta da grande final da Copa Libertadores 2018. O encontro havia sido programado para 25 de novembro, mas não aconteceu devido o ataque brutal que sofreu o ônibus do Boca Juniors quando chegava ao Estádio Monumental. O Real Madrid receberá o confronto em seu estádio, já que conforme definição da Conmebol, a Argentina não teria condições seguras para sediar tamanho confronto. A final entre os maiores de Buenos Aires, porém, trará uma atração extra para os clubes europeus. Olheiros de diversas equipes poderão acompanhar de perto alguns jogadores que já estão na mira para a temporada do ano que vem.

O principal dos olheiros será Exequiel Palacios, do River Plate, jogador que está no radar do Real Madrid há algum tempo. O meia de 20 anos, que teve grandes atuações neste ano, poderá terminar de convencer os dirigentes do time espanhol com um brilho na casa do clube. Uma vez disputada a segunda etapa da final, Real Madrid e River Plate voltarão a se reunir com o objetivo de fechar a transferência do jogador, que também recebeu propostas do Barcelona e Torino. O vínculo com o clube merengue, também dirigido por outro argentino, Santiago Solari, seria até 2024. A joia millonária deverá se somar ao elenco espanhol por 20 milhões de euros (cerca de R$ 88 milhões).

Palacios chegou às categorias de base do River Plate em 2008 e conquistou vaga na equipe principal em 2015, mas sua "explosão" ocorreu, sem dúvidas, neste ano, ganhando a titularidade e a confiança do técnico Marcelo Gallardo no River, inclusive sendo chamado para a seleção argentina. O jovem se posiciona no meio de campo com a experiência de um veterano e se destaca tanto pelas suas assistências quanto por suas finalizações de longa distancia. Devido boa presença, capacidade de recuperar bolas e sua boa técnica, tornou-se um dos objetivos do Real Madrid, que nas últimas temporadas tem buscado jovens com potencial - como os brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo.

Palacios, caso vá para os Merengues, se juntará ao seleto grupo de jogadores que já vestiram as camisas do River Plate e do Real Madrid: estão na lista Alfredo Di Stéfano, Rogelio Dominguez, Eduardo Anzarda, Oscar Mas, Enrique Wolff, Oscar Ruggeri, Juan Esnáider, Rolando Zárate, Gonzalo Higuaín, Javier Saviola, Esteban Cambiasso e o atual treinador merengue, Santiago Solari.

Outro jogador em evidência para o Real é o colombiano Wilmar Barrios, do Boca Juniors, meio-campista defensivo que também pode atuar como lateral-direito. Barrios é o jogador com mais desarmes nesta edição da Copa Libertadores. Ainda este ano, aos 25 anos, atraiu o Real Madrid por vestir pela primeira vez a camisa da seleção colombiana em uma Copa do Mundo. Além de ser um dos melhores em sua posição no futebol sul-americano, seu perfil é semelhante ao de Casemiro. Outros clubes como Tottenham, Milan, Lazio, Sevilla e Betis já enviaram propostas pelo jogador. O Boca Juniors está pedindo 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 110 milhões) por sua joia.

Outros jogadores que estão no radar do Real Madrid são Lisandro Magallán, também do Boca, que esteve perto de fechar com o Ajax e coleciona várias ofertas do futebol europeu, e Juan Fernando Quintero, do River, jogador que atraiu a atenção merengue durante o Mundial da Russia. Além deles, jovens como os xeneizes Nahitan Nández, Agustín Almendra, Sebastián Villa e o millonário Gonzalo Montiel também serão acompanhados de perto por olheiros de outros clubes europeus neste domingo de decisão.