Que ‘locura’! Loco Abreu coloca futebol capixaba em outro patamar

Camisas esgotadas em horas, propostas de patrocínios, expectativa de colegas e até uma chance de 'duelo de titãs'... Veja o impacto do acerto do uruguaio com o Rio Branco<br>

Loco Abreu chega nesta terça-feira em Vitória. O Rio Branco será seu clube de número 28 da carreira
Divulgação

Escrito por

A contagem regressiva para que Loco Abreu inicie seu ciclo no Rio Branco mobiliza os torcedores capixabas. Com chegada ao Espírito Santo prevista para esta terça-feira, o jogador, mesmo aos 42 anos, foi capaz de evidenciar o estado no futebol mundial: 

- Tivemos uma repercussão muito grande da mídia não só do país, mas no Uruguai, na Argentina... Até a Conmebol noticiou!  - exaltou o presidente do clube capa-preta, Luciano Mendonça, em entrevista ao LANCE!.

Para garantir que o Brancão fosse o 28º clube da trajetória do atacante, a diretoria investiu pesado.  Segundo informações de "A Gazeta", além de arcar com salários (com valores não divulgados pelo clube) e passagens aéreas, o clube disponibilizará um apartamento e um veículo, além de premiação extra em caso de título.

O mandatário do Rio Branco descarta que o investimento seja fora da realidade do clube:

- Na verdade, ele é um jogador que vem de fora, precisa de uma estrutura básica para morar e contar com salários, além de merece os prêmios por título. Sem contar que, mesmo aos 42 anos, ele continua dando resultado dentro de campo.

Segundo o dirigente, a chegada de Loco Abreu tem causado impacto até entre torcedores rivais da equipe capa-preta:

- Isto prova o quanto vai ser bom para o futebol capixaba! Além dos nossos torcedores quererem ir a um jogo que tem o Loco Abreu, os adversários vão ter vontade de ir a partidas de seus clubes contra nós só para vê-lo.

Porém, Luciano Mendonça não esconde que a contratação do camisa 13 dá o posto de favorito no Campeonato Capixaba ao Rio Branco. Para o dirigente, neste ano de volta à elite, a equipe tem de contar com o uruguaio para mostrar sua força:

- Somos o clube mais tradicional do estado, com 37 títulos. Neste ano, contamos com uma estrela internacional, que tem bagagem de Copa América, de Copa do Mundo, jogador de qualidade, além de ter faro de gol. Isto nos dá muito otimismo.

O otimismo ficará ainda mais explícito na noite desta terça-feira. A torcida capa-preta está organizando o "AeroLoco", para recepcionar o jogador de 42 anos no Aeroporto de Vitória. A chegada do camisa 13 à capital capixaba está prevista para as 21h.

- É assim, o cara é um fenômeno em tudo! - rende-se o dirigente do Rio Branco. 

MULTIPLICAÇÃO DE CAMISAS 13: LOCO ABREU JÁ 'MOSTRA SEU VALOR'

Loco Abreu no Rio Branco  - Camisas na loja do Rio Branco
Camisas esgotaram em poucas horas (Divulgação)

O "efeito Loco Abreu" já deu seus primeiros impactos financeiros ao Rio Branco.  A repercussão veio em relação a patrocinadores para o Estadual, segundo Luciano Mendonça:

- Recebemos um número de propostas muito grande, bem maior do que nós imaginávamos. Até o momento, firmamos contrato com a Unimed Vitória.

No auditório da cooperativa de planos de saúde da cidade, o atacante concederá nesta quarta-feira sua primeira entrevista coletiva como jogador do Rio Branco. 

Segundo o diretor de marketing do clube, Cezar Costa, há possibilidade da lista de patrocinadores ampliar:

- Temos outras negociações, mas nada ainda concretizado.

Já a reação entre os torcedores causou desafios para quem trabalha no Brancão. De acordo com Cezar Costa, as respostas causaram surpresas:

- Nós buscamos com a Ícone (fornecedora esportiva) um lote de forma emergencial de mil camisas  de número 13 e detalhes referentes à bandeira do Uruguai. De repente, vendemos em menos de 24 horas. Tentamos reforçar para as festas, tivemos bastante resposta tanto entre adultos quanto entre crianças... 

A busca por camisas de Loco Abreu fez o Rio Branco antecipar os seus planos:

- Tivemos de aumentar a estrutura  da nossa loja às pressas. A gente também está para lançar o nosso e-commerce, devido aos pedidos que vieram de torcedores de fora do estado. Estamos tentando da maneira mais rápida possível ajustar as coisas, aqui tudo é feito voluntariamente, mas estamos empenhados.

O diretor de marketing ainda projeta outros produtos temáticos ligados à presença do uruguaio no clube capa-preta:

- Teremos as camisas do Rio Branco para o ano de 2019, Além disto, já lançamos copos e bonés temáticos com a camisa 13. Também estão previstas camisas casuais do Loco Abreu, além de camisas de treino azuis, em referência ao Uruguai. Também queremos fazer tábua de churrasco, caneca de chope. E em uma ele deu até consultoria: cuia de chimarrão. 

Costa demonstra confiança de que a chegada do atacante ajudará tanto o clube quanto o futebol capixaba:

- É um jogador de renome, que atrai a mídia. Já vejo muita gente com a camisa do Rio Branco na rua. Isto é muito gratificante. Esperamos que aumente a força tanto do Rio Branco quanto dos demais clubes capixabas esta chegada do Loco Abreu.

O ASTRO DE UM RIO BRANCO REFORMULADO E COTADO COMO FAVORITO

Loco Abreu no Rio Branco
'O Loco tem uma liderança muito grande', diz Caco Espinoza, técnico do clube (Divulgação)

O andarilho atacante terá uma missão e tanto em sua nova empreitada no futebol. Contratado após uma passagem pelo Magallanes (CHI), Loco Abreu será o astro de uma equipe bastante reformulada para 2019.

- Contratamos 18 jogadores, além de mantermos quem foi bem na Série B (do Capixaba). Entre os que vieram para o clube, estão jogadores que se destacaram na base do Fluminense, do Santos... - afirmou Luciano Mendonça.

Caco Espinoza comandará a equipe na competição. Segundo o técnico, a presença de Loco Abreu ajudará o Brancão na luta pelo título:

- O Loco (Abreu) tem tudo para nos ajudar. É um jogador que tem uma liderança muito grande, um caráter muito forte. A experiência que ele passa para o elenco é fundamental. E vamos ter a responsabilidade de honrar a tradição, de buscar neste ano o título. 

Já entre o elenco, o clima é de ansiedade. Segundo o meia Ronicley, desde o anúncio do acerto, seu desejo é atuar ao lado do uruguaio:
 
- A vinda do Loco Abreu se tornou o assunto do momento, né?  já penso de certa forma em dar um passe, fazer uma jogada de gol, uma jogada que gere um pênalti para ele bater... 

O meia, que retorna ao Brancão nesta temporada, disse se sentir um privilegiado por atuar ao lado do camisa 13:

- Todos os jogadores queriam atuar do lado de um cara desses, que tem uma história no mundo. Nossa responsabilidade vai aumentar muito mais.

Pelo que garante o presidente do Rio Branco, Loco Abreu chegará com muita gana ao futebol capixaba:

- Ele quer estar estar em todos os jogos. É um cara que não gosta de perder nenhuma partida, é o primeiro a chegar para treinar, o último a sair...

O clube capa-preta estreia no Estadual no dia 2 de fevereiro, contra o Rio Branco-VN, às 16h, no Kleber Andrade.

DUELO DE TITÃS A CAMINHO? SERRA NEGOCIA COM ALOÍSIO CHULAPA

Montagem Loco Abreu no Rio Branco / Aloisio Chulapa
Chulapa, que está aposentado, pode voltar ao futebol pelo Serra e duelar com Loco Abreu (Divulgação)

Loco Abreu pode não ser o único jogador de renome no Estadual. O Serra fez uma proposta para contar com Aloísio Chulapa: 

- Temos interesse sim, e o Aloísio também manifestou desejo de vir. Mas estamos na busca de recursos e parceiros e, tendo os pés no chão, tentaremos selar o acordo com responsabilidade - revelou o gerente de futebol do clube, Léo Casula, destacando:

- A contratação do Chulapa seria um grande passo para o Serra. Embora ele esteja aposentado, trata-se de um grande nome, com muita história no futebol, que mobiliza o futebol capixaba.

Procurado pelo L!, o jogador admitiu o contato com o Serra e mostrou otimismo e irreverência ao falar sobre a chance do acerto:

- Recebi essa proposta boa, conversei com a minha esposa, e ela liberou. Falei que eu ia jogar nesses quatro meses, depois fazia outro jogo de despedida (risos). Mas se tudo der certo, com certeza vou para lá - e, em seguida, emendou:

- Não queria, mas vou ter de parar quase todo o "danone" (a cerveja) para esses três, quatro meses aí. Afinal, tenho de honrar com a diretoria, o presidente e a torcida, que vão me esperar e vão querer que, dentro de campo, apesar dos 44 anos, eu abra a capa do Batman e dê alegria a eles. Mas vou ter de esperar aí para ver se concretiza e dá tudo certo.

Questionado sobre a chance de enfrentar Loco Abreu, no caso de um acerto com o Serra (a Cobra Coral encara o Rio Branco no dia 8 de março), o atacante deixou um sabor de expectativa:

- Olha, se tudo der certo aí na minha negociação (com o Serra), vai ser o duelo do "danone" contra o chimarrão.

Em seguida, Aloísio Chulapa exaltou a força de um possível "embate" particular com o uruguaio:

- Quem pode ganhar com isso é o campeonato, né? Ter dois ídolos do futebol reforçando times. Tenho certeza que vai mexer com os fãs, os torcedores, que vão ao estádio para nos ver jogar com alegria. 

Pelo visto, o "efeito Loco Abreu" já toma conta até de quem acompanha à distância a expectativa pela chegada do camisa 13 ao Rio Branco. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter